O terreno do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em Cachoeira Paulista, foi atingido por um incêndio de grandes proporções nesta quinta-feira (12). As chamas foram controladas, mas equipes monitoram a área nesta sexta (13) para evitar que o incêndio volte.
O incêndio atingiu aproximadamente 150 hectares em Cachoeira Paulista, afetando a região da estrada municipal da Bocaina e a Rodovia dos Tropeiros (SP-068), que foi interditada e posteriormente liberada. Embora o fogo tenha se alastrado pelo terreno do Inpe, órgão federal que monitora queimadas, os prédios da unidade não foram danificados.
Somente no mês de agosto, o estado de São Paulo registrou 3.612 focos de incêndio, um recorde histórico em relação aos meses de agosto desde 1998. A marca representa 52,2% do total de 6.910 focos registrados no estado até o momento em 2024.
O número de incêndios no Brasil atingiu 11,39 milhões de hectares do território brasileiro neste ano de 2024, conforme dados do Monitor do Fogo Mapbiomas, divulgados nesta quinta-feira (12). Desse total, 5,65 milhões de hectares foram consumidos pelo fogo apenas no mês de agosto, o que equivale a 49% do total deste ano.
Na última terça-feira (10), o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu o prazo de 5 dias para o governo ampliar o “efetivo” e controlar o que ele chamou de “pandemia” dos incêndios florestais. Entre as ações emergenciais, Dino determinou a convocação imediata de bombeiros de estados que não estão diretamente atingidos para se juntarem à Força Nacional.
Lula está acordado e passa bem sem sequelas após cirurgia cerebral de emergência
Milei completa um ano de governo com ajuste radical nas contas públicas e popularidade em alta
Prêmio à tirania: quando Lula condecorou o “carniceiro” Bashar al-Assad
Congresso prepara uma nova fatura para você pagar – e o governo mal se move
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião