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Paraná Pesquisas

Eduardo Paes lidera intenções de voto para o governo do Rio de Janeiro em 2026

Eduardo Paes Pesquisa Rio de Janeiro
Eduardo Paes é o atual prefeito do Rio de Janeiro. (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

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Um levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira (7), mostra que Eduardo Paes (PSD) lidera as intenções de voto para a disputa pelo governo do Rio de Janeiro nas eleições de 2026.

Nos dois cenários estimulados, quando são mostrados os nomes dos políticos aos entrevistados, o atual prefeito do Rio de Janeiro lidera com mais de 40 pontos percentuais para os segundos colocados.

O Paraná Pesquisas também ouviu a opinião dos eleitores do Rio de Janeiro sobre a disputa para o Senado Federal pelo estado. O atual senador Flávio Bolsonaro (PL) está na frente, com 41,7%.

O instituto ainda perguntou aos entrevistados sobre a avaliação e a aprovação da atual gestão de Cláudio Castro (PL) no governo .

Pesquisa para o governo do Rio de Janeiro em 2026

Espontânea (quando os nomes não são apresentados previamente para escolha do eleitor)

  • Eduardo Paes (PSD): 8,0%
  • Cláudio Castro (PL): 4,6%
  • Rodrigo Bacellar (União Brasil): 1,0%
  • Delegado Ramagem (PL): 0,7%
  • Tarcísio Motta (PSol): 0,6%
  • Washington Reis (MDB): 0,5%
  • Marcelo Freixo (PT): 0,4%
  • Thiago Pampolha (MDB): 0,2%
  • Outros nomes citados: 0,8%
  • Ninguém/Branco/Nulo: 7,9%
  • Não sabe/Não opinou: 75,4%

Estimulada - Cenário 1 (quando o nome dos políticos é apresentado para escolha)

  • Eduardo Paes (PSD): 48,9%
  • Tarcísio Motta (PSol): 8,7%
  • Rodolfo Landim (sem partido): 8,5%
  • Rodrigo Bacellar (União Brasil): 8,2%
  • Thiago Pampolha (MDB): 3,6%
  • Italo Marsili (sem partido): 1,0%
  • Nenhum/Branco/Nulo: 16,7%
  • Não sabe/Não respondeu: 4,5%

Estimulada - Cenário 2

  • Eduardo Paes (PSD): 49,9%
  • Washington Reis (MDB): 9,5%
  • Rodolfo Landim (sem partido): 8,9%
  • Tarcísio Motta (PSol): 8,9%
  • Italo Marsili (sem partido): 1,6%
  • Nenhum/Branco/Nulo: 16,4%
  • Não sabe/Não respondeu: 4,8%

Pesquisa para o Senado pelo Rio de Janeiro em 2026

Espontânea

  • Romário (PL): 2,8%
  • Flávio Bolsonaro (PL): 2,0%
  • Cláudio Castro (PL): 0,5%
  • Eduardo Paes (PSD): 0,5%
  • Alessandro Molon (PSB): 0,4%
  • Anielle Franco (PT): 0,1%
  • Carlos Portinho (PL): 0,1%
  • Outros nomes citados: 1,9%
  • Ninguém/Branco/Nulo: 8,2%
  • Não sabe/Não opinou: 83,6%

Estimulada

  • Flávio Bolsonaro (PL): 41,7%
  • Cláudio Castro (PL): 31,3%
  • Benedita da Silva (PT): 27,1%
  • Alessandro Molon (PSB): 15,6%
  • Anielle Franco (PT): 15,2%
  • Pedro Paulo (PSD): 12,6%
  • Nenhum/Branco/Nulo: 12,1%
  • Não sabe/Não opinou: 4,0%

Pesquisa de avaliação e aprovação do governador do Rio de Janeiro 

Avaliação do governador Cláudio Castro 

  • Ótima: 3,8%
  • Boa: 24,6%
  • Regular: 35,1%
  • Ruim: 12,6%
  • Péssima: 22,5%
  • Não sabe/não opinou: 1,5%

Aprovação do governador Cláudio Castro 

  • Aprova: 48,3%
  • Desaprova: 47,4%
  • Não sabe/não opinou: 4,3%

Metodologia: 1.680 entrevistados pelo Paraná Pesquisas em 60 municípios do Rio de Janeiro entre os dias 31 de março e 4 de abril de 2025. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 2,4 pontos percentuais.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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