
Ouça este conteúdo
A Voepass voava para 16 cidades de seis estados brasileiros antes de ter as operações suspensas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nesta terça-feira (11). Dois destinos — Carauari e Porto Urucu, ambos no Amazonas — deixarão de ter voos regulares com a paralisação da companhia aérea.
Veja abaixo as cidades onde a Voepass deixará de operar:
- Ribeirão Preto (SP)
- Guarulhos (SP)
- São Paulo - Aeroporto de Congonhas (SP)
- Rio de Janeiro - Aeroporto Internacional de Galeão (RJ)
- Presidente Prudente (SP)
- Juiz de Fora - Zona da Mata (MG)
- Ipatinga (MG)
- Florianópolis (SC)
- Santa Maria (RS)
- Pelotas (RS)
- Joinville (SC)
- Recife (PE)
- Fernando de Noronha (PE)
- Carauari (AM)
- Manaus (AM)
- Porto Urucu (AM)
A falta de segurança operacional foi apontada pela Anac como a principal razão para a suspensão dos voos da Voepass. A agência intensificou nos últimos meses a fiscalização sobre a empresa devido ao acidente aéreo em Vinhedo, em agosto de 2024, que vitimou 62 pessoas. A empresa nega que opere fora dos padrões de segurança e disse, em nota, que “colocará todos seus esforços para retomar a operação o mais breve possível.”
A companhia já vinha reduzindo o número de cidades servidas desde agosto do ano passado. Na ocasião, nove destinos foram cortados da malha da companhia, incluindo capitais como Fortaleza, Belo Horizonte, Salvador e Natal.
No início de fevereiro de 2025, a Voepass protocolou um pedido de tutela preparatória para renegociação de dívidas e reorganização do fluxo de caixa. No processo, devolveu algumas aeronaves para liberar caixa — antes da suspensão da Anac, a companhia estava voando com sete aeronaves ATR 42 e ATR 72.







