Ouça este conteúdo
O Grupo Carrefour é a rede de supermercados do Brasil com o maior faturamento anual, segundo o ranking da Associação Brasileira de Supermercado (Abras), feito em parceria com a NielsenIQ. A marca francesa faturou R$ 120,6 bilhões no país em 2024, um crescimento de 4,4% na comparação com o ano anterior.
Apesar da liderança, o Grupo Carrefour não foi o que mais cresceu em 2024. O Assaí Atacadista saiu na frente, com um crescimento equivalente a R$ 7,8 bilhões. Em relação ao número de lojas, o Grupo Pão de Açúcar e o Supermercados BH foram as redes com mais inaugurações: 31 novas unidades.
O setor de supermercados, que abrange 424.120 lojas e 30 milhões de consumidores, alcançou R$ 1,067 trilhão de resultados no ano passado, o que corresponde a 9,12% do PIB nacional. Além disso, o setor soma aproximadamente 9 milhões de colaboradores.
Assaí Atacadista foi a rede que mais cresceu no Brasil.
Das 10 maiores redes em faturamento, metade tem sede em São Paulo. Minas Gerais tem duas e Maranhão, Paraná e Santa Catarina têm uma cada. Nesse ranking, houve duas mudanças de posição de 2023 para 2024. O Grupo Pão de Açúcar perdeu a quarta colocação para o Supermercados BH e a Mart Minas ficou com a oitava colocação, então da Ceconsud.
VEJA TAMBÉM:
As 10 maiores redes de supermercados, segundo a Abras
O Ranking Abras 2025 reuniu o faturamento das 1.017 maiores redes de supermercados do Brasil e destacou as 10 maiores:
- 1º - Grupo Carrefour (SP) - R$ 120,6 bilhões
- 2º - Assaí Atacadista (SP) - R$ 80,6 bilhões
- 3º - Grupo Mateus (MA) - R$ 36,4 bilhões
- 4º - Supermercados BH (MG) - R$ 21,3 bilhões
- 5º - Grupo Pão de Açúcar (SP) - R$ 20 bilhões
- 6º - Grupo Muffato (PR) - R$ 17,4 bilhões
- 7º - Grupo Pereira (SP) - R$ 15,3 bilhões
- 8º - Mart Minas (MG) - R$ 11,4 bilhões
- 9º - Ceconsud (SP) - R$ 11,2 bilhões
- 10º - Koch Hipermercados (SC) - R$ 10,3 bilhões
VEJA TAMBÉM: