• Carregando...
Reportagem da Gazeta do Povo é finalista do prêmio “Não Aceito Corrupção”
| Foto:

A reportagem “Lava Jato de Santa Catarina tem 16 prefeitos presos e expõe corrupção sistêmica”, da repórter Raphaela Suzin, publicada pela Gazeta do Povo em outubro de 2023, foi classificada entre as finalistas na categoria Comunicação Local na quarta edição do prêmio Não Aceito Corrupção 2024. O prêmio é promovido pelo Instituto Não Aceito Corrupção (Inac), de São Paulo.

A Operação Mensageiro apurou um esquema de propinas e fraudes na contratação de coleta e destinação de lixo em ao menos 20 municípios de Santa Catarina, e levou à prisão de 16 prefeitos.

Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) no estado, o esquema teria pago mais de R$ 100 milhões em propinas.

“A reportagem explica como funcionou um dos maiores esquemas de corrupção já desvendados em Santa Catarina. O reconhecimento dessa matéria é a valorização de um jornalismo que preza por aprofundar a informação, com detalhes e contextualização”, diz Raphaela.

O Inac premia trabalhos de jornalistas, pesquisadores e profissionais do Direito. “O concurso pretende contribuir para a sensibilização, a mobilização e a divulgação dos conceitos da política anticorrupção no país”, afirma o presidente do Inac e idealizador do prêmio, Roberto Livianu, procurador de Justiça do Ministério Público de São Paulo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]