Publicidade
Resumo da semana

Trump, Bolsonaro, Hang e os principais assuntos da semana: veja os destaques do Gazeta Agora

A semana foi marcada por decisões judiciais, mudanças nas regras de trânsito, segurança pública, eleições e disputas políticas que repercutiram em todo o país. No Gazeta Agora, a equipe da Gazeta do Povo reuniu os principais fatos em uma seleção especial de reportagens.

Entre os destaques estão a reação de Luciano Hang à crise das Casas Bahia, as novas regras da Lei Seca, a situação eleitoral de Jair Bolsonaro, a nova ofensiva anunciada pelo governo Donald Trump contra o crime organizado e os impasses envolvendo o homeschooling no Brasil.

Confira os principais assuntos abordados no vídeo:

Luciano Hang reage à crise das Casas Bahia

A crise das Casas Bahia ganhou um novo capítulo após uma decisão da Justiça do Trabalho determinar a reintegração de quase 2 mil funcionários demitidos durante o processo de recuperação judicial da empresa.

O empresário Luciano Hang, dono da Havan, criticou a medida e classificou a atuação do Estado como uma interferência na tentativa de reorganização da companhia.

“Parece piada, mas é o Brasil”, afirmou Hang nas redes sociais.

A reportagem também mostra o cenário de dificuldades enfrentado pelo varejo brasileiro e o argumento de que empresas precisam de segurança jurídica e liberdade para empreender.

Lei Seca fica mais ampla: o que muda para o motorista

As novas regras aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) ampliaram os recursos disponíveis nas fiscalizações.

Entre as novidades está a possibilidade de realizar um novo teste do bafômetro quando fatores como álcool residual na boca puderem interferir no resultado inicial.

Outra mudança é a possibilidade de utilização do chamado “drogômetro”, equipamento capaz de fazer uma análise preliminar da saliva e identificar diferentes substâncias psicoativas.

A reportagem explica ainda o que permanece igual nas punições e quais são os efeitos práticos das novas regras para quem dirige.

Bolsonaro está impedido de votar?

A situação eleitoral de Jair Bolsonaro também é tema de uma das reportagens.

Além da inelegibilidade determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2023, o ex-presidente passou a enfrentar outra consequência jurídica após a condenação criminal pelo Supremo Tribunal Federal.

A reportagem explica por que a condenação pode suspender os direitos políticos de Bolsonaro e quais são os efeitos dessa situação sobre o direito de votar e de ser votado.

Trump mira PCC e Comando Vermelho

O governo de Donald Trump prepara uma possível ampliação da ofensiva americana contra o crime organizado na América Latina.

Até agora, a campanha antidrogas dos Estados Unidos vinha se concentrando principalmente em ações contra embarcações suspeitas de transportar drogas. A nova etapa poderá incluir operações terrestres em parceria com governos da região.

Nesse cenário, PCC e Comando Vermelho aparecem no radar americano. Segundo a reportagem, as duas facções brasileiras foram classificadas pelos Estados Unidos como organizações terroristas e podem se tornar alvos das forças americanas.

O Brasil, até o momento, não integra a coalizão de países latino-americanos que participam da iniciativa liderada por Washington.

Homeschooling: famílias enfrentam punições da Justiça

Uma família de Santa Catarina afirma estar sendo perseguida pelo Estado por adotar o ensino domiciliar.

Uma decisão da Vara da Infância e Juventude de Blumenau determinou que os pais matriculem os filhos mais novos na rede formal de ensino e estabeleceu multa de 40 salários mínimos.

O caso chama atenção para um impasse que permanece sem solução no Brasil. Em 2018, o STF entendeu que o homeschooling não é inconstitucional, mas afirmou que a modalidade depende de regulamentação por lei federal.

A Câmara aprovou uma proposta em 2022, mas o texto ainda aguarda avanço no Senado.

Lava Jato: por que outros países mantêm investigações

Enquanto decisões do STF levaram ao questionamento ou à anulação de processos relacionados à Lava Jato no Brasil, outros países continuam investigando crimes ligados ao esquema de corrupção.

Segundo o levantamento citado na reportagem, Peru, Estados Unidos, Suíça, Reino Unido e Equador mantiveram processos, condenações, prisões ou bloqueios de valores relacionados às investigações.

O vídeo mostra como as decisões tomadas no Brasil não produziram automaticamente os mesmos efeitos em outros países.

Discord entra na mira das autoridades brasileiras

O Brasil passou a integrar a lista de países que impuseram restrições ao Discord.

A Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) determinou a suspensão de determinadas interações ao vivo da plataforma após uma investigação relacionada à segurança de crianças e adolescentes.

O Discord contesta a interpretação das autoridades e afirma que o episódio investigado foi isolado.

A reportagem também explica por que a plataforma enfrenta restrições em outros países, como Rússia, China e Irã.

El Salvador: o modelo de Bukele pode ser replicado?

A estratégia de segurança adotada pelo presidente de El Salvador, Nayib Bukele, tornou-se uma referência internacional no combate às organizações criminosas.

O governo salvadorenho adotou uma política de tolerância zero contra as gangues e ampliou os poderes das forças de segurança. A estratégia foi acompanhada por uma forte redução dos índices de homicídios.

Ao mesmo tempo, organizações de direitos humanos denunciam prisões arbitrárias e violações de direitos fundamentais.

A reportagem explica por que o modelo de El Salvador pode apresentar dificuldades quando aplicado a países com estruturas criminosas diferentes, como Equador e Brasil.

Nikolas Ferreira propõe corte de salários de autoridades

Uma proposta apresentada pelo deputado federal Nikolas Ferreira prevê mecanismos para reduzir gastos públicos em situações de desequilíbrio fiscal.

A chamada PEC da responsabilidade estabelece gatilhos que poderiam ser acionados caso o governo descumpra metas fiscais ou a dívida pública aumente de forma significativa.

Em uma etapa da proposta, os salários do presidente da República, vice-presidente, ministros, deputados e senadores poderiam ser reduzidos em 25%. Se o desequilíbrio persistisse, o corte poderia chegar a 50%.

Agora, o texto precisa conquistar apoio de outros deputados para começar a tramitar no Congresso.

Flávio Bolsonaro e a filiação ao Missão

A Polícia Federal investiga, a pedido do TSE, como Flávio Bolsonaro apareceu filiado ao partido Missão sem autorização.

O episódio quase comprometeu a candidatura do senador à Presidência da República. A equipe de Flávio descobriu a alteração quando tentou registrá-lo no sistema eleitoral pelo PL.

Segundo o TSE, não houve invasão ou hackeamento do sistema. A suspeita é de que alguém com acesso autorizado às ferramentas do partido tenha realizado a alteração.

O caso agora será investigado para identificar quem fez a mudança, de onde partiu o acesso e qual teria sido a intenção da fraude.

Assista aos melhores momentos

Esses e outros assuntos estão reunidos no especial de melhores momentos do Gazeta Agora, com as principais reportagens da semana.

Assista ao vídeo completo acima e acompanhe as notícias que movimentaram o Brasil.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.