• Carregando...
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar | Roberto Custódio/JL
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar| Foto: Roberto Custódio/JL

Uma manhã, após despertar de sonhos inquietantes, Curitiba deu por si transformada em uma cidade de letras. A metamorfose acontece a partir de hoje, às 20 horas, com a abertura do evento Curitiba Literária, e vai até o próximo sábado, dia 9. Durante essa semana, uma série de palestras, apresentações de música, teatro, mesas-redondas, lançamentos de livros e afins tomam conta da cidade.

O evento é promovido pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), em parceria com o Sesc Paraná, e pretende ser uma espécie de celebração de outros projetos que a cidade desenvolve na área da literatura, como as Impressões Panamericanas – que reúne editores e escritores das três Américas –, e o Paiol Literário – que já levou ao espaço cênico escritores como Milton Hatoum e Bernardo Carvalho.

"O evento nasceu a partir de uma releitura da área de literatura, e da necessidade de ter um evento desse porte na cidade", explica o presidente da FCC, Paulino Viapiana. A cidade estava "orfã" de um grande evento literário desde o fim do Perhappiness, em 2005.

A abertura do Curitiba Literária acontece hoje, às 20 horas, na Ópera de Arame (Rua João Gava, s/n.º), com apresentação dos pernambucanos do Cordel do Fogo Encantado, que mistura música e referências literárias. O ingresso é um livro de literatura novo, e a troca pode ser feita antecipadamente na Livraria Dario Vellozo (Pça Garibaldi, 7), ou na Ópera de Arame, antes do espetáculo.

O programa do Curitiba Literária está estruturado em seis eixos, que contemplam diversas facetas do universo das letras: Literatura Hoje, que acontece na tenda auditório montada na praça Osório e discute temas como oficinas de criação, literatura online e obras policiais e de ficção científica; Perhappiness, reunindo autores locais como Estrela Ruiz Leminski, Carlos Machado Junios e Otto Winck, também na tenda auditório; e Grandes Encontros, com grandes nomes da literatura discutindo questões relacionadas ao tema.

As outras três ampliam o conceito de "literatura", percorrendo essa zona limítrofe entre letras, cinema, teatro e música. Se enquadram nessa linha as três peças de teatro que fazem parte do evento, as declamações e shows que no Sesc da Esquina (confira quadro ao lado), e as seis apresentações de músicos locais, na Boca Maldita, sempre entre 12h30 e 13h30, durante toda a semana.

"Tentamos contemplar várias frentes, organizando o evento a partir de eixos", esclarece Luci Collin, que divide a curadoria do Curitiba Literária com Paulo Sandrini e Rogério Pereira. "Queríamos contemplar o fazer literário. Os nomes dos convidados vieram naturalmente", completa.

Estante de polêmicas

Uma das formas encontradas para aproximar a literatura do público foi por meio da escolha dos temas de discussão. Na terça-feira, por exemplo, acontece às 14 horas o Encontro de Geraões entre os escritores Ignácio de Loyola Brandão, Miguel Sanches Neto e Daniel Galera. "Acho que vai ser uma oportunidade legal de trocar idéias. Eu me interesso pelo assunto e gosto muito do Ignácio de Loyola", conta Galera, que afirma não dar muita importância às temáticas "geracionais". "Uma das características dos novos escritores é justamente a heterogeneidade. Não existem temas dominantes".

Outro tema que promete provocar boas discussões é a do encontro entre Marçal Aquino (autor de Invasores, levado às telas por Beto Brant) e Márcio Souza (da minissérie Mad Maria). Os autores discutem Literatura, TV e Cinema, na quinta-feira, às 19 horas, na Praça Osório.

Completando o quadro, o provocativo texto de Hilda Hilst, Caderno Rosa de Lori Lamby, sobre uma menina precoce que escreve pornografias para ajudar o pai em dificuldades, recheado de cinismo e humor negro, foi levado aos palcos por Pedro Brício, e será apresentado também na quinta-feira, às 21h30, no Teatro Paiol.

* * * * *

Serviço: Curitiba Literária. Encontros e apresentações sobre a literatura. Entre os dias 4 e 10 de novembro. Tenda Auditório na Praça Osório, Boca Maldita, Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/n.º) e Sesc da Esquina (Rua Visconde do Rio Branco, 969). A programação completa está disponível no blog do evento (curitibaliteraria.multiply.com). Mais informações pelo telefone 3321-3309.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]