• Carregando...
Peça estrelada por Thiago Lacerda busca desmistificar o clássico de Shakespeare | João Caldas/Divulgação
Peça estrelada por Thiago Lacerda busca desmistificar o clássico de Shakespeare| Foto: João Caldas/Divulgação

Estreia

Hamlet

Guairinha (R. XV de Novembro, 971), (41) 3304-7982. De 17 a 19 de maio. Sexta-feira e sábado, às 21 horas, e domingo, às 18 horas. Os ingressos custam R$ 70 e R$ 35 (meia-entrada).

Há mais de quatrocentos anos a célebre frase "Ser ou não ser, eis a questão" toma os palcos de todo o mundo. Ela vem de Hamlet, clássico de William Shakespeare que retrata o desejo de vingança do Rei da Dinamarca depois de ser assassinado pelo irmão – herdeiro do trono. O fantasma do rei retorna e exige que o filho se vingue do tio.

Com concepção e direção do anglo-brasileiro Ron Daniels, integrante da Royal Shakespeare Company de Nova York, o espetáculo Hamlet vem pela primeira vez a Curitiba. O diretor, que retorna aos palcos brasileiros depois da encenação de Rei Lear, em 2000, voltou ao país em julho para se dedicar à montagem. Com Thiago Lacerda no papel do príncipe dinamarquês, o espetáculo conta com outros 15 atores na produção. Conhecido pelo texto clássico e de difícil compreensão, o diferencial da montagem de Daniels é a preocupação com a tradução e com a maneira que os atores iriam se comportar diante do texto. É o que explica o ator Thiago Lacerda, em entrevista à Gazeta do Povo.

"Foi muito importante respeitar de uma forma honesta o texto original e confiar na história do autor", diz. "O nosso trabalho é fazer com que o público entre nessa história que é soberana, desmistificando que texto clássico é uma coisa difícil", completa o ator.

Lacerda, que pensava em viver outros protagonistas de Shakespeare no teatro, afirma que o convite de Ron Daniels veio na hora certa. "Nunca tinha pensado em viver Hamlet, mas o convite veio da pessoa certa no momento certo. Foi uma decisão muita acertada na minha carreira", afirma. O ator diz acreditar que o elenco buscou montar um espetáculo honesto e despretensioso, mas ousado ao mesmo tempo. "Não há distrações. A ousadia está no texto", justifica. Lacerda completa falando sobre a importância de uma peça como Hamlet para os amantes das artes cênicas. "Quando há uma montagem de Hamlet, quem gosta de teatro não pode perder. É sempre um momento muito bonito. Curitiba pode esperar um fim de semana muito bonito."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]