• Carregando...

Um século de percalços e sucesso

Ela foi bilheteira de cinema e já escandalizava a sociedade da época ao se pintar como as atrizes dos filmes mudos. Fugiu de casa, porque apanhava do pai. A mãe fugiu antes, por não aceitar um caso extraconjugal do marido. Dercy morou num sanatório, pago por Ademar Martins, homem casado, pai de sua única filha, Dercimar. Esses foram alguns dos percalços enfrentados por essa mulher pobre, que queria ser artista quando a profissão era confundida com a de prostituta.

Leia a matéria completa

65 espetáculos foram encenados por Dercy Gonçalves nos palcos, entre 1953 e 1997. Dercy de Cabo a Rabo, Dercy de Peito Aberto, Dercy – Adeus, Amigos e Bravíssimo tiveram a estrela também como autora.

Comemorar um centenário em vida não é para qualquer um. O arquiteto Oscar Niemeyer o fará em dezembro. Dercy Gonçalves já vem celebrando os seus 100 anos há algum tempo. Para ser mais exato, há dois anos, se é verdade que o pai a registrou com atraso, junto aos outros irmãos, como lhe contou.

Dolores Gonçalves Costa (seu nome de batismo) teria nascido em 1905, mas o dia oficial ficou impresso nos documentos como 23 de junho de 1907. Pouco importa. Os festejos pelo aniversário de um século da estrela debochada extrapolam as datas e continuam a acontecer pelo país.

O lançamento do DVD Dercy 100, produzido por José Bonifácio Sobrinho, o Boni, deu início a um ciclo de homenagens à comediante. O documentário conta a história da carreira da artista, que atuou no auge do teatro de revista, trabalhou em programas de televisão e em diversas produções para o cinema.

Em 40 minutos, o vídeo mostra passagens de Dercy em cena e apresenta depoimentos dela e de amigos, como Boni e Faustão – segundo ela, uns dos poucos que restaram. "O que tem de ruim (em viver 100 anos) é que os amigos vão morrendo", disse certa vez.

O centenário de Dercy já foi celebrado na capital paulista, mas a aniversariante passou mal durante a festa e teve de ir embora antes dos parabéns. No Rio, a comemoração aconteceu na sua cidade natal, Santa Maria Madalena, um município de 10 mil habitantes. "Eu não esperava isso tudo. Nem o Papa teve tanta homenagem", ela declarou na ocasião.

Agora é a vez de festejar em Curitiba. Dercy vem à cidade para participar de um jantar dançante que celebra suas contribuições à cultura nacional durante os 83 anos de carreira artística. O evento acontece hoje, às 20 horas, no Restaurante Madalosso. A trilha sonora da noite é da banda Toque de Imaginação, que já abriu shows de Julio Iglesias, Gal Costa, Ivete Sangalo e da dupla sertaneja Gilberto e Gabriel.

Quase famosos

Entre os convidados para a festa, estão as humoristas Cláudia Rodrigues (a protagonista da série A Diarista) e Fabiana Karla (de Zorra Total), o ator Guilherme Winter (de Malhação), quase-famosos como os "ex-big-brothers" Flávia e Fernando Justin, e o público que estiver disposto a desembolsar R$ 35 pelo convite. Parte do dinheiro arrecadado com a venda de ingressos e do DVD deve ser repassada à instituição curitibana Associação Beneficente São Roque.

* * * * *

Serviço: Jantar dançante em homenagem a Dercy Gonçalves. Hoje, às 20 horas. Restaurante Madalosso (Avenida Manoel Ribas, 5.875). Ingressos a R$ 35. Mais informações: (41) 7814-0242.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]