• Carregando...

Mesmo no feriado de 7 de setembro, a capital paulista continuava com suas ruas congestionadas e de tráfego lento. Na tarde da quarta-feira passada, em meio à confusão urbana generalizada, encontrava-se outro agito, em um teatro subterrâneo do bairro de Pinheiros, próximo ao centro de São Paulo. Mas, ali, os problemas não eram as buzinas, sinais vermelhos ou infrações de trânsito – e, sim, um emaranhando de cabos, luzes e gente. Muita gente. Técnicos, produtores, figurinistas, operadores. Aproximadamente duas dezenas de profissionais especializados trabalhando, correndo e acertando tudo para o que vinha pela frente.

No meio desse cenário, quase se perdiam de vista os três músicos no centro do palco, entre o cambaleante balé das sete câmeras, gruas e mais cabos que os rodeavam. Os preparativos aconteciam porque o trio curitibano Relespública gravaria seu primeiro DVD, dentro do projeto MTV Apresenta – que já lançou trabalhos audiovisuais de Otto, Seu Jorge e Dead Fish, entre outros.

O guitarrista e vocalista Fábio Elias, o baixista Ricardo Bastos e o baterista Emanuel Moon faziam a prova das roupas ao mesmo tempo em que passavam o som, finalizando os últimos ajustes necessários para a gravação. Vinham de um ritmo acelerado de ensaios e shows, com apresentações em Curitiba, Irati e Apucarana – ao lado de Nasi, vocalista do Ira! e um dos convidados do DVD. Mas estavam em São Paulo desde segunda-feira, concentrados para a gravação.

Mesmo com toda a correria, o trio assume que está nesse pique desde o lançamento do CD Todas as Histórias São Iguais (2003). "Já no começo, tínhamos a consciência de que o DVD ia ser como a gente é, seja em Curitiba, São Paulo, Goiânia ou Porto Alegre. Estamos em casa aqui. É puxado, mas nada que não estivéssemos preparados, além de estar sendo divertido pra caramba" comenta Moon.

Boa parte dessa diversão está na relação que os músicos têm de longa data com os técnicos envolvidos (a mesma equipe de produção do Ira!) e no grande número de fãs curitibanos (dois ônibus saíram pela manhã, com admiradores e convidados) e paulistanos que compareceram ao local. "De uns tempos pra cá, o público da Reles ressurgiu junto com uma galera nova, e para nós isso foi muito importante", revela Fábio Elias, em uma conversa com a reportagem instantes antes do show.

O repertório da apresentação contou com cerca de 15 canções, que abrangem toda a carreira da Relespública. E lá estavam fãs das mais diferentes fases da banda, cantando, dançando e se comportando para não sair mal no vídeo. Todos os possíveis movimentos do público e da banda foram minuciosamente previstos pela equipe de produção. Durante pouco mais de três horas de gravação, ninguém poderia entrar ou sair da platéia, mudar de assento ou sequer ir ao banheiro. Até o espaço que Fábio Elias tinha para se movimentar com sua guitarra era calculado. Mas claro que, neste último caso, com a empolgação dos músicos, a recomendação não surtiu muito efeito.

Vitrine

O MTV Apresenta é um projeto que tem como objetivo mostrar ao grande público bandas novas ou já consagradas em apresentações ao vivo. Mas não possui a mesma superprodução que o programa MTV ao Vivo, que conta com um dia de ensaio, dois de gravação e o lançamento do registro em CD e DVD.

Pablo Marques, produtor artístico da MTV Brasil e responsável pela gravação da banda curitibana, diz que "é um projeto um pouco menor, mas uma boa alternativa para mostrar diferentes artistas". Para a Relespública, essa é uma iniciativa mais do que bem-vinda, já que o grupo sempre se mostrou à vontade nos palcos – e, em alguns aspectos, mais bem-sucedidos ao vivo do que em estúdio. O DVD é uma mostra da boa forma do grupo, mas essa parece não ter sido uma brincadeira muito barata para a Villa Biguá, gravadora da Reles.

Guilherme Prosdócimo, criador e um dos fundadores da empresa curitibana, fala em "números grandes", mas não revela o quanto foi gasto para a realização do projeto – comenta-se, em Curitiba, que o valor pode ter ultrapassado R$ 50 mil. "Toda essa equipe de produção é custeada pela Villa Biguá. A MTV vem, traz seu pessoal, filma e você paga por isso", revela Prosdócimo. A emissora, além de entrar com sua grife, ainda promove e divulga o material na época do lançamento – que, no caso da Relespública, está previsto para início do ano que vem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]