Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Livro

A máquina da cidade

Em seu novo romance, Matteo Perdeu o Emprego, escritor português Gonçalo M. Tavares investe em uma prosa densa com personagens que se entrecruzam

Gonçalo M. Tavares: mosaico da vida urbana | Divulgação
Gonçalo M. Tavares: mosaico da vida urbana (Foto: Divulgação)
Romance Matteo Perdeu o Emprego Gonçalo M. Tavares. Foz Editora, 159 págs., R$ 34,90 |

1 de 1

Romance Matteo Perdeu o Emprego Gonçalo M. Tavares. Foz Editora, 159 págs., R$ 34,90

Um dos escritores mais prolíficos e originais da língua portuguesa, Gonçalo M. Tavares faz uma literatura que, elíptica e concisa, é bastante aberta a interpretações críticas. Em seu novo romance, Matteo Perdeu o Emprego, ele inova por apresentar um livro que é parte ficção, parte ensaio sobre essa mesma ficção.

Mais recente trabalho do autor publicado no Brasil, Matteo Perdeu o Emprego estrutura-se em duas metades. Na primeira, ficcional, Tavares reúne 26 fragmentos narrativos, ordenados pela ordem alfabética dos nomes dos protagonistas. Aaronson é um homem que, durante anos, gasta meia hora andando a pé todas as manhãs por uma rótula de tráfico (ou uma "rotunda", no português luso do romance), até que, ao mudar o sentido em que sempre caminha, é atropelado. A trama então pula para Ashley, o homem que o atropelou, deste para Baumann, e assim sucessivamente até o Matteo que perde o emprego do título, cuja história faz contato com outro personagem, Nedermayer, que acena para o início do romance, embora não complete um círculo com o Aaronson do início.

A segunda metade do livro, intitulada "Notas sobre Matteo Perdeu o Emprego", constitui-se em um posfácio crítico no qual Tavares discute alguns dos temas e recursos recorrentes na narrativa que apresentou anteriormente, entre eles o próprio uso da ordem alfabética para organizar as histórias. Segundo ele, a ordem convencional do alfabeto, tomada sempre como uma questão indiscutível, é ela própria extremamente arbitrária.

"Uma das coisas importantes para mim foi a ideia de que o alfabeto é qualquer coisa de aleatória. Por exemplo, se pensarmos na enciclopédia, com os temas ordenados pelo alfabeto, o impressionante é que essa ordem é quase surrealista. Pode-se juntar na letra "C" a palavra "comboio" e a palavra "costura". Ou seja, só por ser a mesma letra, palavras que não têm nada a ver uma com a outra podem estar juntas ou em sequência. Mas respeitamos essa lógica como se fosse divina, e não humana", comenta Tavares em entrevista por telefone.

Labirinto urbano

De certo modo, Matteo Perdeu o Emprego é uma síntese de duas vertentes da carreira de Tavares. As associações entre personagens e o tom entre o absurdo e o pesadelo de alguns episódios lembram sua série O Bairro, em que personagens como os senhores Henri ou Valéry encarnam conceitos abstratos. Ao mesmo tempo, há uma prosa densa e uma linha de personagens que se entrecruzam como em seus romances mais conhecidos, a exemplo de Jerusalém, vencedor do Prêmio Portugal Telecom.

Ao unir seus personagens uns aos outros por circunstâncias casuais e fortuitas, às vezes bizarras, às vezes realistas, Tavares também faz de seu mosaico um comentário sobre a vida urbana. Cada uma das criaturas criadas pelo autor se cruza em situações do cotidiano da cidade: em estradas, supermercados, hotéis de baixa categoria, portos, escolas.

"Vejo a cidade como se fosse uma máquina composta de vários cruzamentos que mais não fazem do que separar as pessoas: uma dobra para um lado, outra para o outro. Vão aparecendo cruzamentos sucessivos, e o que eu sinto é que os vários caminhos, os vários cruzamentos, são maneiras de ir separando multidões até que se tem uma única pessoa em seu lugar", diz.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.