• Carregando...
Sosuke e Ponyo: a garota que vive no fundo do mar muda sua natureza para ficar  igual ao amigo | Divulgação
Sosuke e Ponyo: a garota que vive no fundo do mar muda sua natureza para ficar igual ao amigo| Foto: Divulgação

Algumas das animações japonesas mais interessantes dos últimos tempos saíram da imaginação do diretor Hayao Miyazaki. A Viagem de Chihiro, em 2001, acompanhava uma menina medrosa enfrentando um mundo fantástico para reencontrar seus pais, onde prender a respiração era o suficiente para não ser notada pelos seres que a assustavam. Depois, em O Castelo Animado, de 2004, a maldição de uma bruxa transformava uma bela jovem de 18 anos em uma senhora nonagenária.

Outra vez Miyazaki aplica um pouco de encantamento ao mundo natural. Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar, sua mais nova animação, conta a história de uma garotinha meio peixe, meio humana (confira os horários das sessões).

A personagem-título conhece um menino de 5 anos, Sosuke, que mora em uma cidade à beira-mar com sua mãe, Lisa. A amizade dos dois cresce a tal ponto que ela desejar virar totalmente humana também.

Tanto na temática como visualmente o filme tem semelhanças com os anteriores do mesmo diretor, principalmente ao mostrar a fragilidade e os tumultos da natureza, e as relações entre crianças e adultos. Para conseguir seu objetivo, a menina-peixe corre o risco de abalar o equilíbrio do mundo.

Miyazaki se inspira no conto "A Pequena Sereia", de Hans Chris­­tian Andersen. Sua criação, porém, é bem menos macabra do que aquela. Ponyo é um filme para crianças pequenas, com um roteiro de simples compreensão, ne­­nhum sangue e poucas lágrimas. Mas, como o diretor já mostrou ou­­tras vezes, capaz também de comover adultos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]