• Carregando...

A história é antiga como o mundo: apaixonado, um homem não consegue manter o equilíbrio quando a mulher que deseja se apaixona por outro. A trama acaba em crime e morte. Uma das obras inspiradas por esse tema é a clássica ópera Carmen, do francês Georges Bizet, que imortalizou o conto de Prosper Merimée com algumas áreas que nunca saíram do imaginário popular.

Agora, chega a Curitiba uma versão diferente do mesmo tema. Depois de passar pela literatura, pela ópera e pelo cinema, Carmen se transformou em um balé. A coreografia contando a história será apresentada neste fim de semana no Guairinha pela Companhia de Ballet da Cidade de Niterói. Com 14 anos de atuação, a companhia é o sexto mais antigo grupo de dança do país a ser mantido pelo poder público.

Na história contada pela dança, os personagens tiveram suas características um pouco mudadas. A cigana Carmen da história original se transforma em uma prostituta. O toureiro Escamilo, por quem Carmen se apaixona depois de seduzir o soldado José, também muda de profissão. Vira um jogador de futebol. E a trama toda se passa no Brasil.

Para o coreógrafo argentino Luis Arrieta, responsável pelo trabalho, o que importa não é a profissão ou cada uma das características das personagens. E sim o drama humano que se encontra por trás da história de amor e ciúme que elas vivem. Arrieta, aliás, é conhecido dos fãs de dança em Curitiba. Ele foi o coreógrafo da montagem de O Grande Circo Místico, realizada pelo Ballet Teatro Guaíra em 2002.

A montagem da companhia de Niterói põe um grupo de 30 bailarinos em cena. A linguagem é a da dança contemporânea. "Há uma certa teatralidade em todos os movimentos", explica o diretor da companhia, Roberto Lima. "Não há o movimento só pelo movimento", completa ele.

A montagem de Carmen está em cartaz desde o fim de 2004 e já passou por uma dezena de cidades brasileiras. "A Companhia de Niterói tem um compromisso de montar um espetáculo por ano", diz Roberto Lima. Agora, portanto, o grupo já parte para nova atração, mas ao mesmo tempo aproveita para levar sua coreografia em turnê pelo país.

A propósito: para os fãs da música composta por Bizet, vale destacar que algumas das partes mais importantes da ópera, como a Habanera e a Seguidilla estão presentes na trilha da coreografia. Mas todas em suas versões instrumentais.

Serviço: Carmen. Guairinha (R. XV de Novembro, s/n.º), (41) 3315-0979. Concepção e direção: Luis Arrieta. Com a Companhia de Balé de Niterói. Dias 28, 29 às 21h e dia 30 às 19h. R$ 10 e R$ 5 (meia).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]