• Carregando...
 |
| Foto:

Um roteirão para seguir os shows da Corrente Cultural de Curitiba

O Blog Sobretudo fez um roteirão para facilitar as suas escolhas de shows.

Veja aqui e programe-se

Muita gente deve sair de casa para ver grandes nomes da música nacional tocando na rua neste sábado, quando a programação mais intensa da Corrente Cultural fecha o evento, iniciado no último domingo, no centro da cidade.

Mas a maratona musical, que começa ainda pela manhã e avança sobre o início da madrugada, também será uma oportunidade para ver alguns dos artistas curitibanos que vêm trabalhando por espaços na vida cultural da cidade todos os dias.

Em palcos cuja programação foi divulgada depois das estrelas nacionais, 20 bandas e cantores paranaenses de estilos que vão do rock à música judaica pegam carona na movimentação da Corrente para conquistar novas plateias.

Saiba mais sobre o que alguns deles estão preparando para o sábado e confira outros curitibanos escalados para o evento:

Ruínas

Gripe Forte (às 14h40)

A superbanda se uniu para fazer covers dos conhecidos grupos de Curitiba de onde saíram seus integrantes – Fábio Elias, do Relespública, Oneide Diedrich, do Pelebrói Não Sei?, Giovanni Caruso, ex-Faichecleres, e Ivan Rodrigues, representando a banda do pai, Ivo Rodrigues (1949-2010), do Blindagem. "São músicos celebrando uma época legal do rock curitibano que muita gente que hoje está casada e com filhos conheceu e vai ter a oportunidade de relembrar. E quem era menor de idade e não podia sair, mas ouvia os CDs em casa, agora vai poder ouvir ao vivo", define Fábio Elias.

Vilma Ribeiro (15h50)

Acompanhada por Alex Manzoni (bateria), Gustavo Slomp (contrabaixo acústico), Marcelo Teixeira (guitarra), Lilian Nakahodo (teclado) e Rogério Leitun (trompete), a cantora vai apresentar as canções de seu primeiro álbum, como "Pássaro" (parceria com Bruna Buschle) e "Não Há Nada Mais Lindo" (com Leo Fressato). O show terá participação da cantora Janine Mathias. "É um show de música brasileira com influências principalmente do blues e do jazz, com alguns momentos para dançar, mas principalmente para cantar junto", diz Vilma.

O Lendário Chucrobillyman (0 h)

A monobanda do multi-instrumentista Klaus Koti mistura as canções de seu disco mais recente, Man-Monkey, lançado no fim de 2013, com faixas de trabalhos anteriores, marcados pela fusão de blues, rock e música rural. "Vou tocar entre amigos meus", diz Koti, sobre a programação do palco Ruínas. "São pessoas que estão sempre movimentando, sempre tocando, indo atrás de tocar – e também passando muito mal, tocando sem público, mas ainda assim continuando", diz.

TUC

Klezmorim (16h50)

Este grupo de música klezmer, ou música judaica não-litúrgica, promete um dos shows mais animados da Corrente. Com participação da bailarina Huriah, o sexteto executa alguns dos temas do DVD Uma Viagem do Oriente ao Ocidente. "É a música dos guetos do Leste Europeu nos anos 1930 e 1940. Mas é um gênero que existe desde o século 15", explica o violinista Júlio Coelho, que compõe o grupo ao lado de Hudson Müller (sax e trompete), Rodrigo Oliveira (piano e direção musical), Lúcio Lowen (guitarra), Thiago Ramalho, (baixo) e Marc Olaf (bateria e acordeão).

Heavy Metal Drama (19h30)

O grupo tem entre seus integrantes membros de outras bandas curitibanas conhecidas, como Copacabana Club, e lançou em setembro um EP que vale a pena conferir – It Took You Too Long to Meet Heavy Metal Drama. Além de suas músicas autorais, o grupo empresta sua sonoridade de indie rock dançante a releituras de bandas como The Kills. "Estamos superanimados, porque é a primeira vez que vamos tocar na Corrente", diz a baterista Claudinha Bukowski. "Estamos fazendo uma bateria de ensaios para ver se levamos uma música nova especialmente para esse show", diz.

Jô Nunes (23h30)

Acompanhada pelo violonista e compositor Murilo Damasceno, a cantora apresenta uma prévia do que deve ser seu próximo DVD, a ser gravado em 2015 – músicas autorais com parceiros como o saxofonista Paulo Siqueira, além de Troy Rossilho, Bernardo Bravo e Daniel Migliavacca (por enquanto de fora do repertório). "Vai ser um show mais intimista, enxuto em termos de formação, dando ênfase para as letras e passeando no universo da música brasileira, pelo baião, samba e bossa", define a cantora.

Tenda Eletrônica traz destaques internacionais

Montada pela primeira vez na Corrente Cultural, a Tenda Eletrônica, que vai ficar no Largo da Ordem, vai reunir sete atrações curitibanas de e-music que vêm se destacando tanto regionalmente quanto internacionalmente.

Dos veteranos Hermes Pons (escalado para tocar às 18 horas), da casa noturna Vox, e Soundman Pako, que compõe o Rolldabeetz (às 0h) ao lado de Fabo, a novidades como o De Sena (15h45), Ricardo Albuquerque (21 horas), HNQO (22h45) e Jo Mistinguett (19h45) – que leva à tenda um projeto live, que inclui músicos tocando ao vivo – a pequena seleção é uma boa amostra de como anda a cena eletrônica em Curitiba, de acordo com o jornalista João Anzolin, especialista em música eletrônica que compôs a comissão de seleção das atrações.

"É um ótimo reflexo do momento atual do cenário de DJs locais", diz. "HNQO, por exemplo, é um cara dessa nova geração de Curitiba que está produzindo muita música boa e tem feito muitas apresentações fora do Brasil, com uma agenda cada vez mais concorrida", diz.

Para Anzolin, a cena eletrônica da capital paranaense poderia ter sido reconhecida antes, mas a iniciativa da organização da Corrente é salutar. "Curitiba tem, reconhecidamente, umd os cenários eletrônicos mais fortes do brasil, com muitos DJs, festas, clubes. A Corrente Cultural acabava não espelhando essa força toda", opina. "Mas finalmente tivemos espaço para a música eletrônica e espero que seja a primeira etapa de uma parceria bem longa", diz.

A programação completa da Corrente Cultural pode ser encontrada no site oficial do evento: correntecultural.com.br/.

Horários

Ruínas

Confira o restante da programação do palco, localizado nas Ruínas de São Francisco:

11h10 – Faustino Díaz 12h20 – Leo Damião e Banda 13h30 – Uh La La! 17h – Téo Ruiz e Estrela Leminski 18h10 – Lou Dog 19h20 – Audac 21h – Silva (ES) 22h30 – Escambau 1h – Locomotiva Duben

TUC

Veja os horários das outras atrações que dividem o palco do Teatro Universitário de Curitiba, que fica na Galeria Júlio Moreira, no Largo da Ordem:

11h30 – Sopro no Ar 12h50 – Inthe Finity Voz 14h10 – Luis Cilho 15h30 – Rafaela Fortunato 18h10 – Guto Horn 20h50 – ruído/mm 22h10 – Leo Fé e Batucada Reza

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]