• Carregando...
A atriz Natalie Portman | Reuters
A atriz Natalie Portman| Foto: Reuters
 |

Vencedores

Confira os premiados pela Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood:

Cinema

- Filme (drama) – A Rede Social

- Ator (drama) – Colin Firth (O Discurso do Rei)

- Atriz (drama) – Natalie Portman (Cisne Negro)

- Filme (comédia ou musical) – Minhas Mães e Meu Pai

- Ator (comédia ou musical) – Paul Giamatti (Minha Versão para o Amor)

- Atriz (comédia ou musical) – Annette Bening (Minhas Mães e Meu Pai)

- Ator coadjuvante – Christian Bale (O Vencedor)

- Atriz coadjuvante – Melissa Leo (O Vencedor)

- Direção – David Fincher (foto) (A Rede Social)

- Roteiro – Aaron sorkin (A Rede Social)

- Filme estrangeiro – Em um Mundo Melhor (Dinamarca)

- Animação – Toy Story 3

- Trilha sonora – A Rede Social

- Música original – "You Haven’t Seen the Last of Me" (Burlesque)

- Cecil B. DeMille (homenagem) – Robert De Niro

Televisão

- Série (comédia ou musical) – Glee

- Ator (comédia ou musical) – Jim Parsons (The Big Bang Theory)

- Atriz (comédia ou musical) – Laura Linney (The Big C)

- Série (drama) – Boardwalk Empire

- Ator (drama) – Steve Buscemi (Boardwalk Empire)

- Atriz (drama) – Katey Sagal – (Sons of Anarchy)

- Ator coadjuvante – Chris Colfer (Glee)

- Atriz coadjuvante – Jane Lynch (Glee)

- Telefilme ou minissérie – Carlos

- Ator (minissérie ou telefilme) – Al Pacino (You Don’t Know Jack)

- Atriz (minissérie ou telefilme) – Claire Danes (Temple Grandin)

  • Paul Giamatti: melhor ator (comédia), em A Minha Versão do Amor
  • O britânico Colin Firth, consagrado pelo drama histórico O Discurso do Rei
  • A experiente Annette Bening: prêmio de melhor atriz (comédia)

Teve um pouco de tudo a 68.ª edição do Globo de Ouro. Prêmios óbvios, como para o favorito A Rede Social, Al Pacino e Toy Story 3. Poucas surpresas, como na categoria filme estrangeiro. E apenas um déjà vu, no troféu de melhor série de comédia (ou musical) para a turma sempre feliz do Glee, repetindo 2010.

A melhor parte da cerimônia, realizada no último domingo num hotel em Beverly Hills, fo­­ram as piadas infames do comediante britânico Ricky Gervais, o apresentador da noite, mas pena que ele sumiu durante o show. Talvez tenha abusado na dose.

Ele não poupou nem mesmo os próprios votantes dos Globos de Ouro, cerca de 90 correspondentes de Hollywood, acusados na semana passada de aceitarem jabá (propina em linguajar jornalístico) de estúdios. Aliás, esse foi o elefante branco na sala, tanto que alguns vencedores/apresentadores tinham uma piada pronta na manga – até mesmo o homenageado da noite, Robert de Niro, que fez um discurso longo e sem muita graça.

Dos filmes premiados, o longa A Rede Social dominou. Ficou com os prêmios de me­lhor drama, diretor, roteiro (Aaron Sorkin) e trilha musical (escrita por Trent Reznor, da banda Nine Inch Nails, e Atticus Ross). Liderou a cerimônia como tem feito em outros eventos desta temporada: a história da criação do Facebook já ga­­nhou reconhecimento dos críticos de Boston, de Wa­­shing­­ton, do Critics' Choice Awards e do National Board of Re­view. Agora só falta o Oscar, cujos indicados serão anunciados na próxima terça-feira, dia 25 de janeiro.

Entre as surpresas da noite, o dinamarquês Em um Mundo Melhor desbancou o favorito me­­xicano-espanhol Biutiful, estrelado por Javier Bardem. Até a diretora Su­­san­­ne Bier parecia chocada, quase chorando, sem saber muito o que dizer ao microfone. Ambos filmes já têm distribuição certa no Brasil.

Atores e atrizes

Outro grande vencedor do Globo de Ouro foi Minhas Mães e Meu Pai, sobre um casal de lésbicas cujos filhos adolescentes buscam seu pai, doador de esperma. O filme de Lisa Cholodenko levou o troféu de melhor comédia e, na mesma categoria, o de melhor atriz para Annette Bening. O britânico Colin Firth foi escolhido melhor ator em drama, por sua interpretação do rei George VI em O Discurso do Rei. Natalie Portman foi a melhor atriz em drama, por Cisne Negro. Paul Giamatti recebeu o prêmio de melhor ator em comédia, por A Minha Versão do Amor.

O Vencedor, drama sobre o mun­­do do boxe, deu os prêmios de me­­lhores coadjuvantes a Christian Bale e Melissa Leo.

Televisão

Na categoria televisão, a produção que mais recebeu prêmios foi a cult Glee (da Fox), que ganhou como melhor série de comédia ou musical, melhor ator coadjuvante, Chris Colfer, e melhor atriz coadjuvante, Jane Lynch. Boardwalk Empire (HBO), por sua vez, conquistou os Globos de Ouro de melhor série dramática e ator, para Steve Buscemi. Laura Linney (Showtime nos EUA e exibida no Brasil pela HBO), ausente na festa, venceu na categoria de melhor atriz de série dramática, por The Big C.

Moda

Na "categoria" tapete vermelho, destaque para cabelos bem esquisitos (Helena Bonham Carter e Sandra Bullock), muitas ombreiras pontudas (Jane Fonda, Angelina Jolie e Anne Hathaway) e vermelho vibrante (January Jones e Alicia Keys). Tendências fortes para o Oscar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]