Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Biografia

A vida que todos querem ver

Jornalistas e escritores, Eliane Brum e Sérgio Rodrigues falam sobre os cruzamentos entre fato e invenção, e analisam a preferência do público pelo primeiro

Veja também

Na última década, na contramão de certa pasteurização e, sobretudo, redução do texto jornalístico ao essencial da notícia, os textos de Eliane Brum – primeiro no jornal Zero Hora, onde manteve a coluna "A Vida Que Ninguém Vê", e desde o começo desta década em reportagens especiais para a revista Época – são raridades pela beleza "literária" e pelo aprofundamento dos temas, encharcados de humanidade. Mas, na entrevista a seguir, a repórter contrapõe ao glamour que se atribui à sua escrita aquilo que, segundo ela, é básico em reportagem: trabalho duro. "Não há liberdade poética em jornalismo", pondera.

Já Sérgio Rodrigues – também jornalista, com passagens por quase todos os grandes veículos de comunicação do país – passou definitivamente para o lado da ficção. Mas foi a partir da encomenda de um livro-reportagem que acabou nascendo seu trabalho mais recente, Elza, a Garota (Nova Fronteira) – um coquetel misturando ensaio e romance, em que capítulos em itálico indicam o discurso jornalístico e a narrativa de um personagem cativante, Xerxes, sem a marcação gráfica, avisa o leitor de que, ali, caminha-se sobre terreno literário. Não satisfeito, o autor – conforme conta nesta entrevista – decidiu acrescentar, ao final do romance, uma nota explicando o recurso usado para cruzar ficção e reportagem. Talvez nem precisasse: é esse mesmo, afinal, o rumo virtuoso tomado pelo gênero em anos recentes.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.