• Carregando...

Uma festa musical brasileira, com bandas e dançarinos que percorrerão as ruas do centro histórico da cidade e a exibição de "Antônia", de Tata Amaral, abrirão nesta sexta-feira (16) os Encontros de Cinemas da América Latina de Toulouse (sul da França), que prosseguirá até 25 de março com uma maratona de quase 200 filmes. As cinematografias do Brasil e do Chile serão homenageadas na 19ª edição do Festival de Toulouse, com prêmios especiais para o ator brasileiro Lázaro Ramos e o diretor chileno Raúl Ruiz. Veja os filmes selecionados.

A mostra oficial, com filmes na disputa pelo Grande Prêmio, inclui dois longas-metragens brasileiros ("A casa de Alice", de Chico Teixeira, e "Baixio das Bestas", de Cláudio Assis), dois argentinos ("Ciudad en celo", de Hernán Gaffet, e "La marea", de Diego Martínez Vignatti), dois mexicanas ("El cobrador", de Paul Leduc, e "Familia Tortuga", de Rubén Imaz Castro) e um cubano ("Madrigal", de Fernando Pérez).

O festival conta ainda com a sessão Descoberta, dedicada às estréias dos diretores. Essa parte da mostra também tem filmes da Argentina, do Brasil, do Chile e da Colômbia. Há, ainda, a mostra Panorama, destinada a cineastas com carreiras já estabelecidas, e as mostras Documentários e Curtas-Metragens. Com tudo isto, Toulouse traça um panorama completo da atual cinematografia latino-americana.

O festival homenageará Lázaro Ramos, "ator camaleônico", na mostra "Negro Brasil", dedicada à presença negra no cinema brasileiro, "muito pequena, imagem inversa de um país cuja verdadeira face é o fruto de uma incrível miscigenação", nas palavras de Esther Saint-Dizier, diretora do evento.

Lázaro Ramos ("Madame Satã", "O homem que copiava", "Carandiru", "Cidade baixa") é um dos melhores atores de sua geração e um dos símbolos da evolução do cinema brasileiro. "O próximo avanço terá que acontecer por obra dos próprios negros, atrás da câmera", como diretores", destacam os organizadores do Festival de Toulouse. A retrospectiva do evento será dedicada ao chileno Raúl Ruiz.

A relação da música com o cinema será objeto de outra sessão especial, com uma seleção de musicais que convidam a uma viagem por todo o continente e todos os estilos musicais: tango argentino, samba brasileiro, som cubano, música popular mexicana e, até mesmo, rock.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]