• Carregando...
Alunos, ex-alunos e professores da academia Quebra Nozes se revezam entre as coreografias, num elenco que vai dos 5 anos à casa dos 30 anos | Divulgação
Alunos, ex-alunos e professores da academia Quebra Nozes se revezam entre as coreografias, num elenco que vai dos 5 anos à casa dos 30 anos| Foto: Divulgação

Teatro

Veja este e outros espetáculos no Guia Gazeta do Povo

Para muita gente, o Quebra Nozes é sinônimo de balé – motivo pelo qual a apresentação da coreografia pela escola que leva o nome da criação de Lev Ivanov e Marius Petipa já está com ingressos quase esgotados. Restam lugares somente no segundo balcão do Teatro Guaíra, que recebe o espetáculo comemorativo aos 15 anos da Academia de Balé Quebra Nozes nesta sexta-feira, às 20 horas.

A conhecida música de Tchaikovsky é outro atrativo para levar o público a lotar o teatro, para além dos familiares dos cerca de 200 integrantes do elenco, que contam de 5 anos até a casa dos 30 anos. Um diferencial dessa versão, dirigida por Aline Miyazato, é a presença de muitos adultos no palco, sejam eles alunos, ex-acadêmicos da escola e professores.

Na trama, a festa de natal da família Stahlbaum corre solta com todas as tradições a que se tem direito. A menina Clara (interpretada por uma bailarina adulta) ganha do padrinho um boneco de madeira, que, em seus sonhos, se transforma num lindo quebra-nozes, que a defende contra a invasão do Rei dos Ratos. Há ainda a incursão pelos fantásticos reinos das neves e dos doces – a comandar a fantasia estão a Fada Açucarada e vários anjos.

"Um dos pontos altos deverá ser a coreografia "Flocos de Neve", que apresenta bailarinos de nível avançado, com 15, 20 anos de estrada dançando num grau técnico de maior dificuldade", contou Aline à Gazeta do Povo. A "Valsa das Flores" promete ser outro destaque.

A cada cinco anos, a academia procura remontar a coreografia que a nomeia, em sintonia com escolas e grupos do mundo inteiro. "É a peça mais montada por companhias de todo o planeta, e o curitibano me parece que gosta demais", comenta Aline.

No ano passado, o show de fim de ano da escola foi com o balé Coppélia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]