
O filme Max Payne é o destaque entre as estréias nos cinemas de Curitiba a partir desta sexta-feira (14). Baseado no jogo de computador homônimo lançado em 2001, grande sucesso no início desta década, o longa tem o ator Mark Wahlberg (Fim dos Tempos/Os Infilrados) como protagonista de uma trama onde é movido pelo desejo e vingança.
Outro destaque é a produção belga O Silêncio de Lorna, que teve o roteiro premiado no Festival de Cannes deste ano. A história é da jovem albanesa Lorna (Arta Dobroshi), que vive na Bélgica com seu marido, mas planeja um novo casamento. Envolvida com um mafioso russo, ele pretende matar o marido de Lorna para casar com ela e conseguir cidadania belga. Dois filmes de terror e dois brasileiros também entram em cartaz. Os Estranhos, com a atriz Liv Tyler (da trilogia O Senhor dos Anéis/A Beleza Roubada), conta a história de um casal que vai passar as férias em uma remota casa de veraneio e é surpreendido por um grupo de mascarados que apresenta para eles a pior noite de suas vidas. Em Scar 3D - A Marca do Mal, Joan Burrows (Angela Bettis) retorna para sua cidade natal, de onde saiu depois de escapar da morte. Com sua chegada estranhas mortes voltam a acontecer.
Entre os filmes brasileiros, as novidades são Feliz Natal, que marca a estréia do ator Selton Mello na direção, e Orquestra dos Meninos que conta a história do maestro Mozart Vieira, que criou uma orquestra no sertão nordestino.
Confira a seguir detalhes sobre as novas atrações nos cinemas da capital.
Ação
Cenas de ação e uma boa dose de drama estão em Max Payne, longa baseado no jogo de computador lançado pela empresa Remedy Entertainment, em 2001.
O personagem que dá nome ao filme é um policial de Nova York. Ele tem sua família assassinada por comerciantes de uma nova droga chamada Valkyr. Obcecado por vingança, Max Payne (Mark Wahlberg) vai trabalhar no DEA, departamento de antidrogas da cidade para investigar o caso. Disfarçado, ele se infiltra na máfia para investigar os autores do assassinato de sua família, porém, é desmascarado e traído por companheiros da polícia. O ator Mark Wahlberg disse que se divertiu durante as filmagens dirigidas pelo irlandês John Moore. Porém, o ator reconheceu ter sentido dificuldade para realizar as cenas de alucinações e aquelas em que Max Payne fica debaixo d'água. O filme estreou em primeiro lugar nos Estados Unidos no último dia 16 de outubro.
Noite de Horror
A atriz Liv Tyler forma um casal com o ator Scott Speedman no thriller de horror Os Estranhos. O filme começa com o casal James (Speedman) e Kristen (Tyler) que chega à isolada casa de verão dos pais de James. Cansados da viagem, o casal pensa em descansar tranquilamente, porém, três assaltantes mascarados invadem a residência com o prazer doentio de aterrorizá-los. Para sobreviver, eles vão ter que vencer o medo.
Baseado em fatos reais, a produção teve o roteiro escrito por Bryan Bertino, que estreou na direção com este filme. "Os Estranhos" entrou em cartaz nos Estados Unidos em 30 de maio e arrecadou US$ 54 milhões. Devido ao sucesso, já teve a seqüência anunciada pela produtora Rogue Pictures, mas não foi confirmada a participação dos atores do filme original.
Lembranças do passado
Scar 3D - A Marca do Mal conta a história de Joan Burrows (Angela Bettis) que escapou da morte 16 anos atrás. Na época, o agente funerário Ernie Bishop (Ben Cotton) amarrava adolescentes nas gavetas de cadáveres, no porão do necrotério. Ele torturava as vítimas até a morte. Joan foi uma vítima que conseguiu escapar e matou Bishop. Depois disso, ela mudou de Ovid, uma pequena cidade do estado do Colorado (EUA). Agora ela retorna para a cidade, para o baile de formatura de sua sobrinha Olympia (Kirby Bliss Blanton), que será coroada rainha.
Mas, após o retorno de Joan, estranhas mortes voltam a acontecer e alguns colegas de Olympia estão desaparecendo. Os acontecimentos levam Joan a pensar que Bishop está de volta e sua sobrinha pode ser a próxima vítima. Jed Weintrob é o diretor deste thriller roteirizado por Zack Ford.
Drama Europeu
Dirigido pelos irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne, O Silêncio de Lorna conta a história da jovem Lorna (Arta Dobroshi), de origem albanesa casada com o belga Claudy (Jérémie Renier). Dividida, ela tem plano de abrir um restaurante com seu namorado albanês Sokol (Alban Ukaj), mas antes precisa se separar de Claudy e casar com um mafioso russo Fabio (Fabrizio Rongione), que quer obter cidadania belga e pagar por isso. O mafioso planeja matar Claudy, que é viciado em drogas, pois tem pressa para conseguir os documentos. A questão é saber se Lorna vai ficar em silêncio, sabendo do plano.
O longa ganhou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes de 2008. Os irmãos Dardenne, que também assinam o roteiro, já ganharam duas Palmas de Ouro por produções anteriores: "Roseta", 1999, e "A Criança", 2005.
Natal brasileiro
Depois do sucesso alcançado como ator, Selton Mello (Auto da Compadecida/ Meu Nome Não é Johnny) foi para trás das câmeras e dirigiu e roteirizou Feliz Natal, filme que marca sua estréia na direção. A trama conta a história de Caio (Leonardo Medeiros) que trabalha em um ferro-velho no interior e resolve ir para capital rever a família na época do Natal. Ao chegar, Caio encontra o irmão (Paulo Guarnieri) em meio a uma crise no casamento, o pai (Lúcio Mauro) casado com uma mulher duvidosa e a mãe (Darlene Glória) que vive à base de coquetéis de remédios.
Uma cena de nudez da atriz Graziella Moretto, que está no elenco do filme, gerou um protesto do ator Pedro Cardoso, seu namorado, contra a nudez das mulheres no cinema e na televisão. O protesto aconteceu depois que o ator soube que Selton Mello promovia sessões em sua casa das cenas gravadas para o filme. Mello respondeu que a nudez artística, sem banalização, é um processo natural. Feliz Natal tem estréia nacional nesta sexta-feira, depois de participar de alguns festivais, incluindo o Festival Paranaense de Cinema.
Iniciativa no sertão
Orquestra dos Meninos é um filme baseado em fatos reais. Conta a história do maestro Mozart Vieira (Murilo Rosa), acusado de seqüestrar um jovem músico da orquestra que criou, na cidade de São Caetano, distante 150 quilômetros de Recife (PE).
De origem humilde, Mozart Vieira estudou música sozinho com instrumentos disponíveis na escola. Depois, passou a ensinar os moradores da região até conseguir montar uma orquestra. A formação ganhou prestígio graças a concertos realizados em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e à gravação de um CD.
Com a realização de seu sonho, Mozart Vieira percebe a inveja de políticos locais quando a orquestra ganha uma sede própria custeada pelo governo do estado de Pernambuco. Na seqüência um dos seus músicos é seqüestrado e ele apontado como o principal suspeito.
O elenco conta ainda com a participação da atriz Priscila Fantin e Othon Bastos. A direção é de Paulo Tiago (O Vestido).









