• Carregando...
 | Marcelo Sayao/Agência O Globo
| Foto: Marcelo Sayao/Agência O Globo

David Bowie é um dos maiores artistas contemporâneos. Para sentir a influência da sua obra, basta lembrarmos que ele teve uma exposição itinerante de elementos da sua carreira que rodou o mundo. Nesta exposição, que aportou aqui no Brasil via Museu da Imagem de do Som de São Paulo, temos uma ligeira impressão do impacto causado pelo artista na cultura pop mundial. Figurinos, perucas, capas de disco, manuscritos... tudo isso e muito mais em apenas 71 dias de visitação aberta, com um público superior a 80 mil pessoas, configurando até hoje o recorde de pessoas por dia de visitação no museu, mostrando como a carreira de Bowie transcende a música. E transcende até mesmo a sua própria obra.

Morre lendário músico de rock David Bowie

O astro britânico de rock David Bowie morreu no domingo de câncer aos 69 anos

Leia a matéria completa

E para além da sua obra, podemos perceber uma pessoa um tanto caridosa. Basta lembrarmos da história da canção “All the young dudes”, escrita por Bowie mas gravada um ano antes pelo Mott the Hoople, até então uma pequena banda tentando alcançar o sol. Conta a “lenda” que o pessoal do Mott incomodou tanto Bowie que ele se rendeu e cedeu a canção. Foi o impulso que a banda precisava para se tornar um ícone do glam rock nos anos 1970. E o artista não estava ali apenas para ceder sucesso aos outros. Quando seu amigo de escola Peter Frampton precisou de dinheiro depois de sua (ex) esposa gastar tudo o que o guitarrista ganhava (e mais) em orgias, drogas e compras caras, quem o ajudou foi Bowie, que o colocou como guitarrista principal do disco “Never let me down” de 1987 e também na turnê subsequente. Este gesto acabou ajudando tanto Frampton que sua carreira novamente se solidificou.

Bowie fez da própria morte sua última obra-prima

Escondido e silencioso, artista criou último personagem de si mesmo enganou todo o mundo

Leia a matéria completa

Como toda figura pop, não podem faltar histórias sobre o cantor. Talvez a mais interessante tenha acontecido em 2004, quando um pirulito cravou no seu olho durante uma apresentação. Isso porque alguém da plateia simplesmente jogou o doce e o cabo entrou no olho no artista. Como Bowie é praticamente cego do olho esquerdo, ele disse ao microfone: “Só tenho um olho saudável, imbecil. Felizmente, você acertou bem, só o tornou mais decorativo do que já era”. Irritado, o artista em vez de acabar com a apresentação, disse que como castigo iria cantar uma música do Pixies.

Enfim, um artista desses que infelizmente estão morrendo e não deixando sucessores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]