• Carregando...
Vasily Grossman (primeiro à esquerda) em ação: repórter de notícias indesejadas | Divulgação
Vasily Grossman (primeiro à esquerda) em ação: repórter de notícias indesejadas| Foto: Divulgação

Aproximadamente 300 mil norte-americanos, 400 mil britânicos e 1,5 milhão de japoneses morreram na Segunda Guerra Mundial, e algo próximo de seis milhões de judeus foram vitimados pelo Holocausto. Os principais episódios que contribuíram para essa carnificina foram exaustivamente documentados em livros e filmes – e é cada vez mais raro encontrar algo original sobre Pearl Harbour, bombardeios em Londres, desembarque dos aliados na Normandia, bombas atômicas no Japão e extermínio de judeus. Mas um livro publicado no Brasil pela coleção Jornalismo de Guerra, da editora Objetiva, ajuda a resgatar a memória de uma parte fundamental e subestimada do conflito: a história do Front Oriental, combate de quase quatro anos deflagrado pela entrada do exército alemão na União Soviética, em meados de 1941.

Baseado nos cadernos de anotações do ucraniano Vasily Grossman – correspondente do jornal Estrela Vermelha, do exército soviético –, Um Escritor na Guerra detalha as mais importantes batalhas entre os exércitos de Hitler e Stalin. Entre elas, a de Stalingrado (atual Volgogrado), que deu início à vitoriosa reação soviética após três anos de massacrante ocupação alemã. Essencial para o desfecho da guerra, essa virada culminou, em maio de 1945, na tomada de Berlim pelo Exército Vermelho e na consequente rendição dos nazistas.

Apesar de sua relevância, e de ter provocado boa parte das 17 milhões de mortes de soviéticos na Segunda Guerra, o Front Oriental recebeu atenção desproporcionalmente baixa por décadas. A Guerra Fria tornou inconveniente a lembrança dos êxitos de um exército comandado por Stalin, e, no caso específico dos textos de Um Escritor na Guerra, nem mesmo ao déspota soviético interessava sua publicação.

Os relatos que Vasily Grossman enviava ao Estrela Vermelha raramente chegavam aos leitores da forma como ele escrevia. Embora tivesse a missão de reportar o heroísmo dos soldados, o escritor também revelava episódios pouco abonadores, como a boa vontade de algumas comunidades em relação aos invasores alemães e os saques e estupros em massa promovidos pelos soviéticos na invasão da Alemanha. Além disso, contrariando a recomendação stalinista, Grossman não ignorava o sistemático assassinato de judeus, do qual sua própria mãe fora vítima.

O historiador inglês Antony Beevor, editor do livro, escreve que, aliada a um bocado de ingenuidade política, "a espantosa honestidade de Grossman assegurou que ele registrasse os crimes do Exército Vermelho tanto quanto seu heroísmo". "Se a polícia secreta tivesse lido essas anotações, ele teria desaparecido em um gulag (campo de concentração soviético)."

Recusado como soldado no Exército Vermelho, Grossman acabou admitido como correspondente. Engenheiro fascinado pelo universo militar, acompanhou inúmeras divisões do exército em plena frente de batalha. Mas não era apenas um corajoso apurador de informações exclusivas: consciente de que a mera reprodução de estatísticas acabaria desumanizando as vítimas do horror, buscava descrever detalhes pessoais que devolvessem a elas sua individualidade.

Até a publicação de Um Escritor na Guerra, a maior parte desse valioso trabalho só havia chegado ao público por meio de dois livros (inéditos no Brasil) inspirados no conflito: O Povo Imortal, publicado em 1942, e Vida e Destino, tido como um dos mais importantes romances russos do século 20. Descrito pelo escritor britânico Martin Amis como "o Tolstói da era soviética", Grossman morreu em 1964 pensando que Vida e Destino jamais seria impresso – apenas uma das cópias, contrabandeada para a Suíça por um amigo do escritor, sobreviveu à fúria da KGB.

O mérito de Antony Beevor está em trazer à luz a porção mais relevante do trabalho não-ficcional de Grossman. Historiador da Segunda Guerra, o inglês reuniu centenas de anotações, correspondências e artigos do escritor, e deu a esses fragmentos contexto e unidade. Atestando ou eventualmente corrigindo as observações de Grossman, Beevor conferiu ao livro o caráter de documento histórico.

Em seu maior tributo ao escritor ucraniano, transcreveu todas as 30 páginas de "Um Inferno Chamado Treblinka", impressionante relato sobre o campo polonês em que foram executados 800 mil judeus. Talvez a maior contribuição de Grossman à História, a vigorosa e comovente reportagem foi citada como evidência no Tribunal Militar Internacional de Nuremberg.

Serviço

Um Escritor na Guerra: Vasily Grossman com o Exército Vermelho, 1941-1945, de Vasily Grossman. Objetiva, 495 págs., R$ 56,90.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]