Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Anos 90

Alice in Chains volta após quatro anos para turnê nos EUA e Europa

Os três integrantes ainda vivos do grupo de rock de Seattle Alice in Chains se reuniram, quatro anos após a morte do vocalista da banda por overdose, e iniciam em maio uma turnê nos Estados Unidos e Europa. A informação foi divulgada na segunda-feira por uma porta-voz do grupo.

O lugar do falecido Layne Staley será ocupado pelo relativamente desconhecido cantor William Duvall, além de "alguns outros convidados especiais e amigos", de acordo com comunicado do grupo.

A turnê norte-americana começará em 18 de maio em Los Angeles e vai passar por clubes de San Diego, Chicago, Boston e Nova York. A parte européia da turnê, mais longa, passará pelo circuito dos festivais europeus, a partir de 26 de maio, em Portugal, até dois de julho, na Holanda.

- Não estamos querendo substituir Layne. Queremos apresentar essas canções mais uma vez e, se nos parecer a coisa certa a fazer, então vai acontecer. Nao sei quanto tempo vai durar, nem para onde nos levará. Será uma espécie de homenagem a Layne e a nossos fãs, e a todas as pessoas que amam estas canções - afirmou o baterista Sean Kinney.

Ao lado do Nirvana, Pearl Jam e Soundgarden, o Alice in Chains foi um dos grupos mais importantes da revolução do grunge rock dos anos 1990, reciclando para uma nova geração de fãs os refrões do heavy metal e os sentimentos mórbidos de antecessores como o Black Sabbath.

Mas o Alice in Chains freqüentemente mergulhava em terreno mais sombrio do que seus grupos contemporâneos, refletindo a luta de Layne Staley contra a dependência de drogas. O declínio de Staley obrigou a banda, em 1996, a parar de fazer turnês.

O guitarrista Jerry Cantrell - que compôs a maioria das canções da banda, em parceria com Staley - lançou um álbum-solo, e Staley desapareceu das vistas do público. Ele estava morto havia duas semanas em seu apartamento antes que alguém se desse conta de seu desaparecimento.

No ano passado, Cantrell, Kinney e o baixista Mike Inez se apresentaram em Seattle num show beneficente pelas vítimas do tsunami asiático, ao lado de uma multidão de cantores convidados. No mesmo ano eles também tocaram em Atlantic City, Nova Jersey, num show de homenagem banda de rock Heart, de Seattle. O concerto, que teve a participação de William Duvall, além do ex-vocalista do Pantera, Phil Anselmo, será exibido no dia cinco de maio pela TV a cabo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.