• Carregando...

São Paulo (AE) – A primeira conversa aconteceu em março de 1991 e a última, em abril do ano seguinte. Foram, ao todo, 21 encontros de trabalho do jornalista e escritor José Castello com o poeta João Cabral de Melo Neto. Apesar das restrições impostas pela idade (ele estava então com 71 anos), pela saúde frágil e por uma depressão leve, porém contínua, João Cabral rememorou momentos importantes de sua carreira não apenas literária como também diplomática.

Ao todo, Castello gravou 28 fitas cassetes com conversas, que resultaram no livro João Cabral de Melo Neto: O Homem sem Alma, lançado em 1996 pela editora Rocco e cuja nova edição sai agora pela Bertrand Brasil (272 págs., R$ 39).

Engana-se, porém, quem espera folhear apenas uma edição revista – o livro recém-lançado vem acrescido, além do texto original, de um complemento que Castello intitulou Diário de Tudo.

Acordo

"Fazia tempo que eu desejava escrever um livro sobre o João e sua poesia", conta Castello. "Só pedi a autorização para gravar nossas conversas e ele, em contrapartida, solicitou que não tratássemos de sua vida pessoal", conta o escritor. "Assim, não só aceitei sua condição como me enchi de pudores, me censurei tanto, que fui levado a tomar outra decisão, de caráter mais sigiloso: a de escrever um diário que contasse os bastidores de nossa conversa "

A decisão tornou-se ainda mais importante quando, durante os longos diálogos, João Cabral, contrariando as próprias regras, pedia para desligar o gravador e, abalado por suas amarguras, revelava desabafos e rompantes. Muitas vezes eram momentos breves, mas carregados de intensidade. "Era apenas a exposição em relance de uma alma", observa Castello.

Até o momento em que tomou a decisão de publicar o diário, fazia dez anos que Castello não relia as próprias anotações. Ao fazer isso agora, percebeu que algumas lembranças se confirmaram. "O que me veio foi a imagem de um homem muito triste, com uma incrível fragilidade pessoal", conta o jornalista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]