• Carregando...
Philip Seymour Hoffman: seu personagem definha ao longo do filme | Divulgação
Philip Seymour Hoffman: seu personagem definha ao longo do filme| Foto: Divulgação

O roteirista Charlie Kauf­man é o gênio por trás dos filmes Brilho Eterno de uma Men­­te Sem Lembranças (2004) e Adaptação (2002). Suas histórias são tão suas e tão originais que, com frequência, a referência que se faz é sempre a um filme "do Charlie Kaufman, di­­rigido por Michel Gondry ou Spi­­ke Jonze".

Para simplificar os créditos, Kaufman decidiu estrear na direção com um roteiro próprio e o resultado, Sinédoque, Nova York, entra em cartaz nesta sexta-feira somente no Cineplex Batel.

A história é de uma ambição sem tamanho, refletida no trabalho do protagonista Caden Cotard, vivido por Philip Seymour Hoff­man. Ele é um diretor de teatro que almeja montar uma peça ca­­paz de abarcar a vida em todas as suas facetas. A montagem ocupa um galpão e vai ganhando ce­­ná­­rios e personagens cada vez mais elaborados e próximos da rea­­lidade vivida por Caden.

Assim, de uma hora para outra, surge na peça de Caden um dramaturgo que é ele mesmo, montando uma peça que tenta retratar a vida como ela é. Mais para o fim, um terceiro Caden aparece – é quando Kaufman radicaliza o recurso de criar uma ficção dentro de outra.

Procurando ser o mais fiel que pode à vida, Caden se envolve com a criação na peça e fica cego para todo o resto – o que inclui a mulher artista plástica e a filha. As duas viajam à Alemanha e não voltam mais.

Mais rápido do que consegue processar, o dramaturgo experimenta a sensação de viver uma realidade estranha, em que os anos passam voando e o seu corpo definha com dores e doenças. O problema é que essa realidade estranha é a sua vida.

Como roteirista, Charlie Kauf­man continua genial. A quantidade de ideias que o filme despeja renderia uma dúzia de histórias interessantes. Já como diretor, talvez pela inexperiência, Kaufman não faz jus ao seu roteiro. GGG

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]