• Carregando...
Autorretrato de Andy Warhol é uma das obras da mostra | Reprodução
Autorretrato de Andy Warhol é uma das obras da mostra| Foto: Reprodução

Exposição

Novas Mostras

Museu da Gravura (R. Pres. Carlos Cavalcanti, 533), (41) 3321-3269. Inauguração hoje, às 19 horas. Entrada franca. 2ª a 6ª das 9 às 12 horas e das 13 às 18 horas. Sáb. e dom. das 12 às 18 horas. Até 17 de fevereiro de 2013.

Em 1995, Curitiba recebeu uma das maiores exposições de gravura já vistas na cidade, com obras de artistas como Andy Warhol e Louise Bourgeois (conhecida no Brasil por sua famosa escultura de aranha, instalada no Museu de Arte Moderna de São Paulo) espalhadas pela capital. Um grupo de artistas vislumbrou a oportunidade como única para adquirir trabalhos, e conseguiram comprá-los um ano depois, via Lei Municipal. Além de algumas dessas aquisições, outras obras que fazem parte do acervo do Museu da Gravura, como Cildo Meireles, Lygia Pape e Hélio Oiticica estarão presentes na mostra Autorretratos, Livros de Artista, Construções e Processos, que inaugura hoje, às 19 horas, no museu.

A seleção, realizada pela coordenadora do Museu da Gravura, Ana González, traz ainda Waltércio Caldas, Amílcar de Castro e o curitibano Poty Lazzarotto. "Não segui uma linha por data e reuni alguns núcleos, como o período construtivo brasileiro, com materiais das décadas de 1950 e 1960", explica. No total, são cerca de 50 obras, entre gravuras e objetos.

Mostrar "para as pessoas o que é delas" é a intenção da curadora com a exposição. "O acervo de um museu, seja em qual parte do mundo, é das pessoas", salienta Ana, que lembra que o que existe hoje no Museu da Gravura foi reunido por ações tomadas pela própria população de Curitiba e da classe artística. "Foi pela vontade de preservar e divulgar o que faz parte do imaginário da cidade."

Mais mostras

Outras duas exposições também abrem hoje ao público no espaço: Inside, com desenhos de Fabrizio Andriani, que apresenta forte influência das histórias em quadrinhos, e O Curinga Está Morto, que reúne objetos, gravuras e instalações de Cynthia Werner. "O Fabrizio foi um dos curadores da Gibicom. Essa exposição ajuda a mostrar ele e seu trabalho. Já a Cynthia é uma frequentadora dos ateliês de gravura, uma artista jovem, com grande potencial", salienta Ana González. Todas as exposições têm entrada gratuita.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]