• Carregando...
Deep Purple: dois relançamentos homenageiam a trajetória da banda inglesa |
Deep Purple: dois relançamentos homenageiam a trajetória da banda inglesa| Foto:
  • Deepest Purple: CD com canções a mais acompanha um DVD com os principais videoclipes da banda
  • Come Taste the Band: edição comemorativa aos 35 anos do álbum conta com faixas e remixes inéditos

Black Sabbath, Led Zeppelin e Deep Purple. A escolha varia de­­pendendo do fã, mas o fato é que quando o assunto é a origem do heavy metal, o nome de uma dessas três bandas com certeza irá surgir na conversa. Combinando in­­fluências de blues e rock psicodélico a guitarras distorcidas e baterias vigorosas, as três bandas impulsionaram o surgimento deste gênero musical no fim dos anos 70 e até hoje cultuado com devoção quase religiosa por milhões de fãs ao redor do planeta.

Cada uma dessas formações con­­tribuiu com a evolução do me­­tal à sua maneira, mas, no caso dos ingleses do Deep Purple, o principal diferencial talvez fique por conta da velocidade das canções da banda. Basta assistir ao videoclipe de "Fireball", que integra o DVD de extras da edição comemorativa ao aniversário de 30 anos da coletânea Deepest Purple: The Very Best of Deep Purple, que acaba de chegar às lojas brasileiras.

Em um cenário com toques psicodélicos, a banda dubla o playback da canção em um programa de tevê europeu, enquanto a plateia, composta por tipos escolhidos a dedo (a maioria mulheres) se debate ao som da acelerada canção, sem saber ao certo como dançar àquela velocidade sem deixar de ser elegante frente às câmeras. Fica nítido que, em um determinado momento, os figurantes simplesmente deixam de lado a tarefa de aparecer bem e deixam-se levar pelo som, o que os leva a chacoalhar os cabelos enlouquecidamente. Seriam os primeiros headbangers? Muito provavelmente e o registro está aqui, nessa caprichada edição comemorativa.

Originalmente lançada em 1980, a coletânea reúne os principais hits do Deep Purple lançados entre 1968 e 1974. Em versão re­­masterizada, a edição comemorativa aos 30 anos da compilação traz quatro faixas a mais, além de um DVD com 15 vídeos raros da banda comentados por John Lord (piano, teclado e sintetizadores).

Outro gosto

Também acaba de chegar ao mercado nacional a reedição de Come Taste the Band, décimo álbum de estúdio do Deep Purple, lançado em 1975. Único do grupo sem a presença do guitarrista Ritchie Blackmore – aqui substituído por Tommy Bolin –, o disco é mais comercial que os demais trabalhos da banda, com uma pegada mais hard rock e elementos de soul funk, conseqüências das mudanças na formação: haviam saído o vocalista Ian Gillan e o guitarrista Ritchie Blackmore.

Remasterizado a partir da ma­­triz original, que após um su­­miço de décadas foi reencontrada no ano passado, a edição deluxe de Co­­me Taste the Band traz, além das canções originais, um CD extra composto por remixes do produtor Ke­­vin Shirley, duas canções inéditas ("Same in LA" e "Bolin/Paice Jam"), além de um encarte generoso que conta a história do álbum e da formação que participou das gravações.

Serviço: Deepest Purple: 30th Anniversary Edition. EMI. R$ 49,90. GGGGG

Come Taste the Band: 35th Anniversary Edition. EMI. R$ 39,90. GGG/12

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]