• Carregando...
O fim da relação entre o jovem casal de protagonistas do longa-metragem é o fio condutor da trama | Divulgação
O fim da relação entre o jovem casal de protagonistas do longa-metragem é o fio condutor da trama| Foto: Divulgação

Uma das estreias do fim de semana em Curitiba chama a atenção pela simplicidade e por revelar a nova cara da Sétima Arte no país. Apenas o Fim, do estreante Matheus Souza, de apenas 20 anos, é um longa-metragem produzido pelos alunos do curso de Cinema da PUC-RJ e que alcançou enorme repercussão em vários festivais.

A obra se destaca – principalmente – por apresentar reflexões típicas dos jovens que cresceram entre as décadas de 1990 e 2000. Com baixo orçamento, a narrativa – que tem como uma das locações principais o campus da universidade fluminense – mostra o fim da relação entre dois jovens, interpretados por Erika Mader e Gre­gório Duvivier.

O rompimento do namoro é repleto de mistérios. A garota – responsável pela decisão – anuncia apenas que vai sair em viagem, sem revelar o seu destino, e que gostaria de ter uma hora para se despedir do seu grande amor.

A partir daí, a fita usa e abusa de flashbacks e de inúmeras experimentações referentes às técnicas de filmagem – sobretudo no que diz respeito à edição e aos planos de câmera.

Para quem gosta de cinema como puro entretenimento, Ape­nas o Fim pode soar arrastado demais e até mesmo desinteressante. Agora, para quem procura vitalidade na tela grande e novas experiências em linguagem, a produção é – com certeza – garantia de boas surpresas.

Souza, que também assina o roteiro, mostra versatilidade na construção dos diálogos. Há uma mistura perfeita entre o humor e o drama: alegria, tristeza, euforia e depressão são sentimentos que tomam conta dos protagonistas ao longo de toda a trama. Em determinados momentos, o jovem cineasta brinca com a própria maneira de se fazer cinema e com os estereótipos construídos em torno do tema.

Com participações especiais de Marcelo Adnet (15 Minutos), Na­­thália Dill, Anna Sophia Floch, Alamo Facó e Julia Gorman, a fita pode servir também como uma divertida "sessão de terapia" na sala de exibição. Em tempo: Apenas o Fim foi eleito o me­­lhor filme do júri popular e recebeu menção honrosa do júri oficial no Festival do Rio de 2008. A produção também recebeu o prêmio de melhor filme do júri popular na 32.ª Mostra Internacional de São Paulo, além de ter sido selecionada para outros eventos da área. GGG

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]