• Carregando...

De acordo com os dicionários, âmbulo significa "algo que caminha na frente, que precede". Por esse motivo, a palavra foi usada para dar nome à exposição dos artistas plásticos Bruno Tomé, Fernando Rosenbaum e Juliana Burigo, que abre hoje à noite, no Memorial de Curitiba.

Os artistas, que se formaram há pouco mais de um ano, querem pôr a prova alguns dos trabalhos que desenvolveram nos últimos anos. A primeira etapa do projeto é exibir as obras para o público até o final do mês. Um dia antes do término da exposição, os artistas vão se colocar à disposição para conversar a respeito de todo o processo. Por meio de estudos e da discussão em grupo, eles vão recolher elementos estruturais para definir o direcionamento e a montagem de uma segunda mostra, prevista para o segundo semestre de 2006. "Muitas coisas ainda não estão muito claras para nós, pois ainda estamos muito próximos do trabalho, não temos o distanciamento necessário para analisar os resultados", explica Juliana.

A pintora acredita que um retorno dos espectadores é essencial para o processo de formação. Em uma coletiva de 18 novos artistas, que aconteceu em setembro do ano passado, no Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC), Tomé e Juliana participaram de uma experiência semelhante.

O grupo criou uma instalação de um escritório, que funcionava não só como uma obra que integrava o conjunto de trabalhos, mas também como um ambiente funcional, que oferecia informações sobre outros eventos artísticos que aconteciam na cidade. Debates e discussões também aconteciam no espaço.

As obras apresentadas pelo trio varia em relação à técnicas, estilos e objetivos. Fernando expressa-se através de fotografias e de interferências por colagens, pinturas e recortes. Juliana se dedica aos desenhos e pinturas. Um de seus trabalhos foi realizado um dia antes da abertura da exposição e ocupa a área de uma das paredes da sala, se envolvendo com a arquitetura do ambiente. "Gosto de relacionar as cores e as formas, delimitando e controlando a ação delas no espaço", explica.

As obras tridimensionais de Tomé também trazem elementos da construção, por meio da disposição das peças em madeira e das dobradiças. Outras peças como cadeiras e facas ganham formas inusitadas.

Serviço: Abertura da exposição Preâmbulo, de Bruno Tomé, Fernando Rosenbaum e Juliana Burigo. Salão Paraná do Memorial de Curitiba (R. Claudino dos Santos, s/n.º – Largo da Ordem), (41)3321-3313. Hoje, às 18h30. Até 27 de novembro. A conversa aberta sobre a exposição acontece no dia 26, às 15 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]