• Carregando...
 |
| Foto:
  • Bardocelar: Em 2004, Leandro e Cléber , dois irmãos apaixonados por MPB, frequentadores do Ponto Final e que tinham participado de uma peça de teatro interativa chamada Bar Doce Lar (lançada em 2001) resolveram
  • Ponto Final: Mais tradicional reduto da MPB na capital, o Ponto Final comemora 26 anos hoje – e se mantém fiel ao estilo banquinho e violão. Sabe aquela velha máxima dos botequeiros –
  • Aoca Bar: Um bar que surgiu a partir de uma associação de artistas e educadores, a Associação de Orientadores Culturais e Artistas (Aoca), que se notabilizou por abrir espaço para os cantores e compositores curitibanos de MPB, como Naína, Troy Rossilho, Eugênio Fim (Regra 4) e a Maquinaíma de Alexandre Nero – muito antes de ele se tornar ator famoso da Globo. Este é o Aoca Bar, que funciona desde 1999 na Treze de Maio.
  • Matriz & Filial: Em setembro de 2008, o empresário Alessandro Reis, que desde 1997 toca o Crossroads Blues & Classics – verdadeiro templo do rock em Curitiba – resolveu abrir uma casa noturna dedicada à MPB e ao samba de raiz. Nascia assim o Matriz & Filial.
  • Bossa Nova Bar: Não se engane com o nome da casa. No
  • Boteco de Sampa: Assim como São Paulo é o oposto do Rio de Janeiro, a proposta do Boteco de Sampa é inversa à do Bossa Nova, como explica o proprietário Ronald Friesen, de 43 anos:
  • Vallentina: Um boteco numa tranquila rua sem saída do Água Verde, com boa comida, uma feijoada famosa aos sábados e MPB da melhor qualidade – ao vivo nas sextas-feiras. Assim é o Vallentina, aberto em 2006.

Um barzinho, um banquinho e um violão é uma fórmula infalível de diversão noturna desde o Beco das Garrafas, a manjedoura de Copacabana na qual veio ao mundo a bossa nova, nos anos 1950. Mais de 60 anos depois, o estilo, bem como o seu filhote mais ilustre – que conhecemos pela vetusta sigla "MPB" –, continua sendo a trilha sonora preferida de muitos boêmios espalhados pelo país. Na Curitiba de 2013, contudo, a MPB sofre a concorrência implacável de gêneros como pagode, sertanejo e pop-rock nos bares de música ao vivo. Portanto, para garantir o seu espaço na vida noturna da cidade, ela precisou se diversificar, ir além do "banquinho e violão". Ele continua presente, mas hoje muitos espaços incorporaram o samba-rock, contratam bandas e DJs e são verdadeiras "baladas" de música brasileira. Confira a seguir alguns dos principais locais dedicados à MPB em Curitiba:

Bares

Interatividade

Conhece algum outro bar ou casa noturna onde toque MPB ao vivo em Curitiba, que não tenha sido mencionado na reportagem? Indique-o(s) nos comentários. Você encontra mais detalhes sobre as casas citadas no guia.gazetadopovo.com.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]