• Carregando...
Lelé: obra ficou conhecida pelo trabalho na Rede Sarah | Divulgação
Lelé: obra ficou conhecida pelo trabalho na Rede Sarah| Foto: Divulgação

Serviço

Veja as informações desta e de outras exposições em cartaz em Curitiba no Guia Gazeta do Povo

Pensar obras arquitetônicas como resolução de problemas para as grandes cidades, focada nas pessoas. Essa é a essência do trabalho do arquiteto João da Gama Filgueiras Lima, o Lelé, cuja obra ficou conhecida principalmente pelo trabalho desenvolvido na Rede Sarah de hospitais e pela participação, aos 25 anos, na equipe que construiu Brasília. Maquetes eletrônicas, filmes e outras imagens podem ser vistas a partir de hoje na mostra A Arquitetura de Lelé: Fábrica e Invenção. A inauguração (veja o serviço completo da exposição no Guia Gazeta do Povo) ocorre logo após o bate-papo que contará com a presença de Lelé e dos arquitetos Haroldo Pinheiro e Sérgio Rodrigues no auditório do MON, às 19 horas.

A exposição, uma parceria com o Museu da Casa Brasileira (MCB), tem curadoria do professor da Universidade de Delft (Holanda), Max Risselada e do diretor técnico do MCB, Giancarlo Latorraca, que define Lelé como um profissional que faz "arquitetura de modo integral, e não formalista". "Ele pensa desde o canteiro de obras até o pequeno detalhe." Segundo Latorraca, a experiência em Brasília fez com que o arquiteto pensasse soluções para o Brasil. "De canteiro em canteiro, ele começou a se preocupar com o tempo de execução e com a economia de energia e recursos."

Além da Rede Sarah (cujo centro de tecnologia durou de 1992 até 2009), para a qual Lelé pensou soluções inovadoras e a princípio questionáveis (como o uso racional do ar condicionado no ambiente hospitalar. O sistema de ventilação proposto reduziu, inclusive, os índices de infecção hospitalar), o arquiteto foi responsável por prédios do Tribunal de Contas da União em Minas Gerais e Salvador, e pelas escolas de Abadiânia, em Goiás, numa experiência de pré-fabricação.

Viajante

Também hoje, às 16 horas, outras duas exposições serão inauguradas em Curitiba, no Museu Paranaense: Vladimir Kozák: o Olhar de um Viajante, com fotografias e filmes feitos pelo artista tcheco, que chegou à capital paranaense em 1938, e Um Olhar Feminino sobre a Natureza do Paraná: Karla Kozák, com aquarelas da irmã do artista.

Serviço - • A Arquitetura de Lelé: Fábrica e Invenção. Museu Oscar Niemeyer (R. Marechal Hermes, 999), (41) 3350-4400. Hoje, às 19h. Bate-papo com Lelé e os arquitetos Haroldo Pinheiro e Sérgio Rodrigues no auditório do MON. Logo depois, a exposição será aberta ao público. Entrada franca.

• Vladimir Kozák: O Olhar de um Viajante e Um Olhar Feminino sobre a Natureza do Paraná: Karla Kozák. Museu Paranaense (R. Kellers, 289, São Francisco), (41) 3304-3300. Hoje, às 16h. Entrada franca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]