• Carregando...
O arquiteto Key Imaguire Jr. no clique de Marcelo Andrade. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
O arquiteto Key Imaguire Jr. no clique de Marcelo Andrade.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Vinte e quatro retratos de personalidades curitibanas retratadas na série Perfil 2015, da Gazeta do Povo, estarão expostos a partir desta quinta-feira (29) na Casa Romário Martins (Largo da Ordem, 30).

A mostra “A Vida é Perto – Perfis de Quem Passa na Calçada” é uma espécie de continuidade da série, publicada ao longo dos últimos seis meses nas edições de domingo do jornal. Além da mostra, um livro digital com todos os textos também será lançado.

O projeto reuniu histórias de quem encontrou seu lugar em Curitiba – às vezes por caminhos tortuosos e deixou sua marca.

“É um registro riquíssimo de pessoas importantes. Isso permite que se pense a cidade a partir das pessoas retratadas”, diz o jornalista José Carlos Fernandes, editor da série e curador da mostra.

Exposição

“A Vida É Perto – Perfis de Quem Passa na Calçada”

Casa Romário Martins (Largo da Ordem, 30). De 29 de outubro (abertura às 19h) a 13 de dezembro de 2015. De terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h. Entrada franca.

A exposição foi divida em 23 blocos, compostos por três fotos de cada um dos perfis da série. Os retratos são em estilo clássico, em preto e branco, e assinados por oito fotógrafos.

Alexandre Mazzo

“É um gênero que parece simples, mas que tem o desafio de captar a essência, a imagem verdadeira da pessoa”, diz Alexandre Mazzo, editor de fotografia da Gazeta do Povo.

A mostra também reúne cliques dos fotógrafos Marcelo Andrade, Daniel Castellano, Brunno Covello, Henry Milléo, Hugo Harada, Albari Rosa e Jonathan Campos.

As fotos virão acompanhadas de um texto sobre cada personagem. Além disso, os retratos terão um QR-Code: com celulares, será possível ver os vídeos produzidos na série, sob direção do editor Thiago Costa.

*
  • Mossa Bildner, cantora de jazz e affair de Glauber Rocha, escolheu Curitiba para viver. Texto do repórter Cristiano Castilho fez parte da série.
  • Padre Reginaldo Manzotti, “sacerdote que arrasta multidões e evangeliza pelos meios de comunicação”, teve sua história contada pela pena de Jocelaine Santos.
  • O crítico de cinema Lélio Sotto Maior Jr., que publicaria no Cahiers du Cinéma se soubesse francês, contou sua história ao repórter Rafael Waltrick.
  • Key Imaguire Jr., arquiteto de marca maior, pensa em se aposentar aos 63. O “superjapa dos quadrinhos” foi perfilado por Fernanda Trisotto
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]