• Carregando...
 | Juni from Kyoto/Wikimedia Commons
| Foto: Juni from Kyoto/Wikimedia Commons

O Festival sem Paredes, de Juiz de Fora (MG), recebe, em novembro, a primeira mostra nacional de GIFs – pequenas animações, de cerca de dois mega, muito populares na internet.

Nele, cujas inscrições ficam abertas até a próxima terça-feira (27), serão exibidos apenas animações autorais – ou seja, não vale enviar aquele GIF famoso que você compartilhou no Facebook.

“A ideia é mostrar o que o Brasil tem feito nessa área”, afirma Henrique Kopke, um dos organizadores da exposição.

Segundo ele, o objetivo do evento é o de tirar o país da condição de “player”, ou seja, de mero compartilhador, nas redes sociais, das animações produzidas por artistas de outros países.

“A gente teve um boom na animação, temos algumas das séries mais ‘tops’, no Discovery Kids, em vários canais”, diz ele, “imagina quanto animadores querem produzir seu portfólio e não tem como fazer um curta? Então faça seu GIF, porque ele é pequenininho”.

Serviço

1.ª MOSTRA NACIONAL DE GIFS

Mostra será no dia 14 de novembro, um sábado, na Praça Antonio Carlos, em Juiz de Fora (MG). A inscrição é grátis. Para participar, basta mandar imagem.GIF para mostragif@gmail.com, incluindo nome completo, nome da obra, telefone, profissão, cidade e estado de origem; até a próximaterça-feira (27).

A mostra será não competitiva, de acordo com ele, por ter caráter experimental. “Nós não poderíamos fazer uma mostra competitiva e ter só dois GIFs inscritos. Assim, a gente está até encantado e emocionado de ver quantas inscrições têm chegado”.

Os GIFs são um fenômeno da internet. Populares há anos em plataformas como o Tumblr, as pequenas animações passaram a fazer parte do Facebook há relativamente pouco tempo. Normalmente, são trechos curtos de vídeos engraçados -uma mulher que cai, um gato que se assusta-, classificados por Kopke como “GIFs meme”.

Há também os que ele chama de “GIF porn”, uma pequena animação pornográfica, e os “GIFs publicitários”, que servem para anunciar produtos nas redes sociais. O quarto, que o organizador afirma estar em falta, é justamente o “GIF autoral” -uma mini-animação, sem pretensões de piada, como se fosse um mini-curta.

“As pessoas estão usando o GIF não só por usar, mas para passar uma mensagem, dizer alguma coisa”, afirma Kopke. As animações recebidas até o dia 27 serão exibidas na Semana do Audiovisual, que faz parte do Sem Paredes, no dia 14 de novembro, como pano de fundo para shows. Além disso, um carro circulará pela cidade à noite projetando as imagens nos prédios da cidade. Depois, os GIFs selecionados ficarão exibidos no site do evento.

*

Alguns exemplos de GIFs:

via GIPHY

via GIPHY

via GIPHY

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]