• Carregando...

Tudo na internet seria efêmero se não fossem as publicações em livros. Há até quem julgue desnecessárias edições de posts de blogs ou coletâneas de trocas de brincadeiras por email em páginas impressas. Mas o leitor parece estar nem aí e continua criando "demandas" sobre o que circula no mundo virtual.

Depois do sucesso de dois livros do gênero, como 25 mil exemplares vendidos no total, "As melhores piadas que circulam na internet", de Luiz Aviz (2000, editora Record), ganha versão 2.0 e chega às livrarias com o "risco" de entrar na lista dos mais vendidos.

Pelo menos foi assim com o "Piadas da internet para crianças espertas" (2001) que, surpreendentemente, fez mais sucesso que a edição dedicada aos adultos. Agora o publicitário Luiz Aviz retorna às piadas mais "maduras" em um livro com histórias novinhas e atualizadas.

- O brasileiro gosta de piada. É um negócio impressionante. Não tem uma reunião, uma festa, que uma pessoa não conte uma piada nova - diz Aviz, justificando o sucesso das coletâneas de parte de suas 4 mil piadas recebidas por email e guardadas pacientemente durante seis anos.

Até chegar à versão 2.0 do livro para adultos, o publicitário se espantou com a curiosidade dos leitores mirins.

- Eles são leitores vorazes de piadas - conta ele. - Já me contaram em uma livraria da Zona Sul do Rio que as crianças adoram manusear o livro. E é um dos mais extraviados por elas. - Não esperava esse sucesso. Não importa se é livro de piadas. Se tomou gosto por um livro já está ótimo.

E como os cães ladram e as caravanas continuam passando, "As melhores piadas que circulam na internet 2.0" traz anedotas muito próximas àquelas imortalizadas em fitas cassetes e livros por velhos contadores, como Costinha e Ary Toledo. Estão ali os mesmos personagens de sempre, o anão, o português, o gay, o corno e por aí vai. Nem em tempos politicamente mais corretos eles escapam dos algozes piadistas.

A diferença, claro, está na inclusão de piadas sobre o mundo contemporâneo, no qual se inclui a própria web. Como a parte dedicada a "25 perguntas e repostas que vão fazer de você um expert em informática". Outra mudança está na forma ágil em que as piadas estão escritas.

- Mas em geral as piadas não mudaram tanto. Eu mesmo recebi de um colaborador (como o autor chama as pessoas que enviam piadas a ele) um livro sem capa, todo amarelado do Ary Toledo. As piadas são as mesmas que lemos hoje. Há adaptações, claro. Uma piada que era sobre português, agora tem a loura - exemplifica Aviz.

Para validar tamanho interesse em piadas que circulam na internet, o autor fez questão de incluir uma pesquisa. Através dela foi revelado - e é sério - que internautas amam receber piadas por email. "Vinte e quatro por cento gastam mais de 30 minutos por dia com emails de piadas", segundo o Instituto Qualibest.

Outra curiosidade do livro é a "Piada mais engraçada do mundo". Uma pesquisa elaborada na Grã-Bretanha (podia ser outro lugar?) e realizada com pessoas de todos os cantos do planeta, pela internet, chegou ao que seus criadores dizem ser a melhor piada de todas. Foram 40 mil inscritas e quase dois milhões de votos pelo site www.laughlab.co.uk.

A piada é de um humor negro impressionante. Mas tem quem goste:

"Dois caçadores estão em um bosque quando um deles perde a consciência. Ele parece não respirar e seus olhos estão abertos e paralisados. O outro pega o celular e telefona para o serviço de emergência. Fala com voz ofegante:

- Meu amigo está morto! O que faço?

O atendente responde:

- Acalme-se, vou lhe ajudar. Primeiro temos de nos certificar de que ele está morto.

Há um silêncio na ligação, e então um tiro é ouvido. De volta ao telefone, o homem diz:

- Ok, e agora?".

Riu? Se quiser rir mesmo é melhor dar mais atenção às piadas que circulam na sua caixa de emails...

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]