
O cineasta Fernando Léon de Aranoa chamou a atenção em 2003, com um filme que desbancou o poderoso Almodóvar da disputa do Oscar pela Espanha. Naquele ano, muitos estranharam e se perguntaram por que Fale com Ela, mais um belo filme do cultuado cineasta madrilenho, tinha sido preterido e perdido a indicação para Segunda-feira ao Sol, estrelado por Javier Barden.
Almodóvar não gostou e brigou feio com a Academia Espanhola de Cinema, mas foi "vingado" com o Oscar de melhor roteiro original e a não-seleção do longa de Aranoa entre os finalistas de filme estrangeiro. Mas o maior nome do cinema espanhol poderia ter reconhecido que Segunda-Feira ao Sol também era um ótimo trabalho. Aranoa apresentou um estruturado drama social sobre o desemprego na Espanha, tendo como foco os estivadores de um porto local que seria desativado.
O diretor retorna à temática social em Princesas, filme que estréia hoje em Curitiba. O grupo retratado agora é o das prostitutas de Madri, suas dificuldades na vida e na profissão. A história é centrada em duas personagens: Caye (Candela Peña, do divertido Da Cama para a Fama) é um moça de classe média que, inicialmente, entra no mundo do sexo para conseguir dinheiro para colocar silicone nos seios, e que esconde da família seu trabalho; já Zulema (Micaela Nevárez) é uma imigrante dominicana que batalha nas ruas de Madri para obter recursos para o filho pequeno que deixou na terra natal.
Caye faz parte de um grupo de prostitutas espanholas que passa os dias em um salão de beleza a reclamar da "concorrência desleal" das imigrantes, que cobram menos pelos programas e ainda por cima roubam os clientes, denegrindo a imagem da classe. Os caminhos de Caye e Zulema acabam se cruzando e ambas iniciam uma grande amizade, compartilhando seus sofrimentos e sonhos.
Ao contrário de Segunda-feira ao Sol, que incluia uma boa dose de humor leve e até irônico, Aranoa carrega nas tintas do drama em vários momentos de Princesas. Ele acaba se apiedando demais das personagens, o que prejudica um desenvolvimento melhor da história. Apesar dos defeitos, o diretor apresenta novamente um trabalho interessante, que se sobressai principalmente pela atuação das atrizes protagonistas. GGG



