• Carregando...
Brubeck em imagem da época em que tocava para a Columbia Records | Divulgação
Brubeck em imagem da época em que tocava para a Columbia Records| Foto: Divulgação

Poucas músicas são tão emblemáticas do jazz quanto "Take Five", uma das sete faixas do disco Time Out. O mesmo vale para "Blue Rondo a la Turk", que, por mais incrível que possa parecer, faz parte do mesmo álbum. A primeira foi composta por Paul Desmond (1924-1977), cujos ecos no saxofone arrepiam quem os ouve – ainda mais quando acompanhados pelo piano do homem que escreveu a segunda, Dave Brubeck.

O Dave Brubeck Quartet tinha, além do pianista e do saxofonista, Eugene Wright no baixo e Joe Morello na bateria. Com essa formação, na maior parte das vezes, o grupo tocou para a Columbia Records entre 1954 e 70.

O álbum duplo Legacy of a Le­­gend monta uma antologia desse período, lembrando o gênio de Brubeck no ano em que completou 90 anos – o aniversário foi no último dia 6.

O pianista começou a carreira com uma banda montada para o exército, com a missão de animar as tropas norte-americanas durante a Segunda Guerra Mundial. Criou o quarteto que faria sua fama no início dos anos 50, depois de convencer Desmond a participar.

Branco num meio dominado por talentos negros, chegou a fazer um espetáculo com Louis Armstrong (1901-1971) contra o racismo, batizado de The Real Ambassadors, em seguida lançado como disco. A parceria Brubeck com o sa­­xofonista Gerry Mulligan (1927-1996) foi outro ponto alto dos seus anos na Columbia, assim como a colaboração com Carmen McRae.

A história é contada por meio de músicas em Legacy of a Legend. O primeiro CD cobre a segunda metade da década de 50 e se concentra no quarteto histórico. Estão lá "Jeepers Creepers", a linda "The Duke" e "Someday My Prince Will Come", da animação de Walt Disney Branca de Neve e os Sete Anões (1937).

O disco dois tem Louis Armstrong em "Summer Song" e Carmen McRae em "My One Bad Habit". Gerry Mulligan participa de duas faixas, "Out of Nowhere" e "St. Louis Blues", com Brubeck acompanhado de Jack Six (baixo) e Alan Dawson (bateria).

As parcerias são ótimas, mas a antologia mostra que a química de Brubeck com Desmond, Wright e Morello era inigualável. Nunca mais o pianista conseguiu fazer proezas equivalentes às que realizou com o seu quarteto. GGGGG

Serviço:

Legacy of a Legend, Dave Brubeck. Columbia/Sony, preço médio: R$ 44.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]