• Carregando...
Já em fase de revisão ideológica, Malcolm X (à dir.) aparece ao lado de Martin Luther King, em foto de 1964 | Marion S. Trikosko/Library of Congress
Já em fase de revisão ideológica, Malcolm X (à dir.) aparece ao lado de Martin Luther King, em foto de 1964| Foto: Marion S. Trikosko/Library of Congress

Inspiração

Maior legado foi reavivar a autoestima do negro americano

Se Martin Luther King é considerado um dos mais importantes condutores dos Estados Unidos para a direção da garantia dos direitos civis universais, Malcolm X é mais lembrado pelo discurso radical que em boa medida serviu como um toque de despertar para o público que lotava suas palestras – um chamado que teve entre seus ouvintes o lutador Muhammad Ali, que se converteu à NOI nos anos 1960.

Além de reavivar a autoestima do negro americano, com palavras que enterravam a ideia da supremacia branca ainda presente em vários estados segregacionistas nos anos 50 e 60, Malcolm serviu de inspiração para que outros grupos, em especial o Partido dos Panteras Negras, se organizassem. Ele se tornou também um ponto de referência no Harlem, o bairro onde organizou a Mesquita nº 7 da NOI, e que ficou conhecido mundialmente como palco da "resistência" da luta racial em Nova York.

Opinião

Uma biografia para entendidos

A nova biografia de Malcolm X, vencedora do Prêmio Pulitzer de 2012, é uma narrativa bastante detalhada das transformações vividas por seu personagem. Manning Marable não deixa de apontar as inconsistências e idas e vindas no pensamento de Malcolm, essenciais para se entender a oposição que sofreu na NOI e a resistência a seu nome dentro do movimento pelos direitos civis.

O foco concentrado da narrativa, no entanto, não permite que o leitor tenha uma visão muito ampla da evolução do debate racial nos Estados Unidos. A postura do governo Kennedy e, na sequência, Lyndon Johnson, aparece de forma sucinta e são poucas as referências à aprovação da lei dos direitos civis.

A biografia, portanto, não é uma introdução à questão racial americana, mas sim um capítulo para quem pretende conhecer um de seus líderes mais fortes e polêmicos.

  • Livro - Malcom X – Uma Vida de Reinvenções. Manning Marable. Tradução de Berilo Vargas. Companhia das Letras, 672 págs., R$ 69

A celebração dos 50 anos do famoso discurso de Martin Luther King durante a Marcha sobre Washington contrariou uma profecia feita no dia 28 de agosto de 1963. Naquele dia, um homem negro, alto, com cabelo e barba avermelhados observava o desenrolar da manifestação a distância e teceu um comentário irônico sobre a fala de King: o sonho se tornaria pesadelo antes de terminar. É fato que as diferenças raciais nos Estados Unidos estão longe de se esgotarem, mas a forma como King foi lembrado no fim de agosto (a revista Time o elevou à categoria de "founding father", termo que designa os fundadores da pátria americana) provam que o tempo destruiu a ironia.

O profeta cético do movimento dos direitos civis era Malcolm X, ativista religioso radical que, assim como King, entrou para a história por seus discursos e sua morte trágica. Suas opiniões estavam em lados opostos: enquanto King preferiu a busca pelo fim da segregação racial dentro do sistema democrático americano, Malcolm pregou durante anos a ideia do separatismo negro e a demonização do homem branco. Seu assassinato, em 1965, durante uma apresentação em Nova York, encerrou sua tentativa de se recriar como líder plural, mais alinhado com os discursos da Marcha sobre Washington.

Malcolm X foi um produto do meio em que nasceu e cresceu. Como detalha sua mais recente biografia, Malcolm X – Uma Vida de Reinvenções, de Manning Marable, ele nasceu em 1925, com o sobrenome Little, em uma família engajada no separatismo negro, uma linha de ativismo chamada de garveyismo. Viu no fim da infância a casa da família ser queimada por membros da Klu Klux Klan e teve o pai morto em um acidente cercado pela suspeita de ter sido um atentado. Na juventude, vagou entre Nova York, Chicago e Detroit, passando de um emprego na estrada de ferro para a vida de pequenos roubos e tráfico, até ser preso aos 19 anos.

Na prisão, Malcolm encontrou na religião uma forma de se reconciliar com o mundo exterior. Não uma religião qualquer. Por influência de um de seus irmãos, Malcolm se correspondeu com o líder de uma nova seita, a Nação do Islã (NOI, no acrônimo em inglês), até decidir que se converteria ao islamismo. Nessa primeira reinvenção, ele abandonou o sobrenome de família e passou a adotar o X. Ao sair da prisão, se tornou membro da NOI.

Não um membro qualquer. Malcolm X virou a principal voz pública da NOI e a ajudou a ganhar corpo, organizando novas mesquitas em diversos estados americanos. A biografia de Manning tem o mérito de narrar de forma precisa o dia a dia de Malcolm durante seus anos de líder da Nação. Ele viajou o país, falou para grupos de todos os tamanhos, não fugiu a debates em universidades, e deu centenas de entrevistas. Por trás de suas opiniões, havia uma doutrina islâmica heterodoxa que descrevia o líder supremo da NOI, Elijah Muhammad, como um profeta e pregava a segregação racial. A NOI dizia querer construir um território exclusivo para os negros e declarava que o homem branco era o "demônio".

A exposição pública de Malcolm X foi possivelmente o principal fator que o afastou da doutrina da NOI. Nos debates, as contradições da seita eram muitas vezes expostas e ele mesmo parecia acreditar que o movimento precisava assumir uma posição política ativa. Para a Nação, no entanto, o ativismo não interessava: seu objetivo era antes de tudo não ser incomodada pelas autoridades e construir aos poucos conexões com o Islã ortodoxo.

Segunda reinvenção

Foi justamente no período da Marcha sobre Washington que Malcolm X passou a ser mais pressionado dentro da NOI para conter suas opiniões. Nessa época, começaram a aparecer boatos de que Elijah Muhammad teria engravidado várias de suas assistentes. Na mesma época, Malcolm X fez sua primeira viagem ao Oriente Médio, onde entrou em contato com o Islã ortodoxo. Foi inevitável que ele comparasse as ideias belicosas da NOI ao discurso de aceitação da pluralidade do islamismo. Havia, ele constatou, homens brancos e negros rezando juntos nas mesquitas.

No início de 1964, Malcolm X foi definitivamente isolado dentro da NOI. Ele foi proibido de falar em público após uma declaração infeliz sobre o presidente Kennedy e decidiu sair da seita. O passo seguinte foi aprofundar seu conhecimento do islamismo ortodoxo em mais uma viagem pela África e Oriente Médio. Foi ali que surgiu um líder renovado, recebido por chefes de estado e defensor de uma visão que Manning classifica como "pan-africanismo". O exemplo mais contundente da nova postura foi a peregrinação de Malcolm atrás de apoio para denunciar os EUA na Organização das Nações Unidas por causa das políticas segregacionistas.

Fora da NOI, Malcolm encontrou dificuldades de conseguir apoio entre antigos seguidores. Poucos se juntaram à sua nova mesquita e à sua organização de luta pelos direitos dos negros americanos. As duas entidades tinham um contraste quase insustentável: a mesquita era formada por ex-membros da NOI, acostumados com a fala dura e segregacionista, e a organização civil congregava ativistas moderados.

Nessa segunda reinvenção, Malcolm defendeu a luta contra o colonialismo dentro e fora dos EUA, com o uso da força se necessário, e o socialismo como modelo político – mas não chegou a formular uma nova doutrina. Se não tivesse sido perseguido e morto por membros da NOI, provavelmente continuaria sem acreditar inteiramente no sonho de King.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]