
Uma peça teatral financiada com dinheiro público não precisa do aval do espectador para continuar em cartaz. Trata-se de um espetáculo imposto por artistas com tendências autoritárias herdadas de teatrólogos soviéticos bolcheviques que não pensavam na plateia. O ataque, que ecoa no cenário das produções nacionais, foi escrito pelo roteirista e escritor David Mamet.
Em seu novo livro, Teatro, o autor por trás de peças como American Buffalo (1975) e O Sucesso a Qualquer Preço (1984) mira suas críticas contra alguns cânones estabelecidos pelas escolas de teatro continente afora. Publicada recentemente pela editora Civilização Brasileira, a obra apresenta 29 ensaios que sintetizam sua maneira de pensar a arte da encenação.
Uma das afirmações mais polêmicas da obra de Mamet está presente no ensaio "A Falácia do Diretor". No texto, ele defende que atores e dramaturgos são os verdadeiros responsáveis por dar corpo a um espetáculo. O diretor é apenas um condutor, com peso insignificante no resultado visto no palco.
"Todos os profissionais teatrais tiveram a experiência de passar pelo processo de ensaio moderado por alguém que não fazia a menor ideia do que estava fazendo. E a peça mesmo assim engrenou", escreve. O autor havia feito uma crítica semelhante no livro Sobre Direção de Cinema, ao defender que o verdadeiro responsável por determinar como será um filme é o roteirista. O diretor cinematográfico só precisa seguir as instruções do roteiro.
Crítica
Mamet também usa seu livro para discorrer contra as escolas de teatro. "Um ator sabe atuar, ou não sabe", defende. A interpretação seria algo impossível de ser ensinada a alguém sem talento, portanto. A ideia o leva a refletir sobre o método do pedagogo e escritor russo Constantin Stanislavski (1863-1938).
O cânone, usado para ensinar interpretação, defendia que os atores precisavam se conectar com o personagem, interiorizando experiências e emoções em cena. Mamet não parece acreditar nisso. "Não existe personagem algum. Ele é só palavras de uma fala delineada na página, isso é tudo. O intercâmbio teatral existe para comunicar o texto da peça para os espectadores", critica.
Para se tornar um ator competente, o profissional precisa subir ao palco e trabalhar diante de uma plateia pagante. Se ele não for bem, verá a fúria nos olhos do público. "Como na maioria das coisas, o trauma do fracasso puro e simples é o estímulo necessário para alcançar o conhecimento", garante Mamet, que leva ao pé da letra o que prega em seus espetáculos.




