Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
cultura

Auxiliares de ministro causam controvérsia

Juca Ferreira, ministro da Cultura, foi criticado após nomeações | Roosewelt Pinheiro/ABR
Juca Ferreira, ministro da Cultura, foi criticado após nomeações (Foto: Roosewelt Pinheiro/ABR)

O ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência, Aloizio Mercadante, nomeu na última semana três novos auxiliares do ministro da Cultura, Juca Ferreira. Ivana Bentes assume o cargo de Secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. Vinicius Gomes Wu é o novo Secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura. E Carlos Roberto Ferreira Brandão vai assumir o cargo de presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Carlos Brandão é a nomeação mais controversa. Assume sob protesto da Setorial de Cultura do PT Nacional, que o acusa de ser ligado ao PSDB, tendo inclusive integrado grupo de intelectuais que apoiou a candidatura de Geraldo Alckmin em São Paulo. "Não sou filiado, jamais militei e nem tenho qualquer ligação com partido político", afirmou o cientista da USP. "Quanto a em quem votei, não acho que seja o caso de publicar, mesmo porque o voto no Brasil é secreto. Acredito que minha indicação tenha sido pelo perfil técnico e não na cota de alguma agremiação de cunho político".

Ivana Bentes foi criticada pelo motivo oposto ao de Brandão: por ser esquerdista radical. Ela teria inclusive apoiado as táticas de ação dos black blocs durante manifestações de rua no Brasil. Também seria ligada ao grupo Fora do Eixo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.