Uma arte secular herdada pelos portugueses da cultura árabe pode ser apreciada a partir de hoje em uma grande exposição no Museu Oscar Niemeyer. É a mostra Figuras e Padrões A Encomenda do Azulejo em Portugal, do Século 16 à Atualidade, proveniente do Museu Nacional do Azulejo de Portugal, com 90 paineis que oferecem um panorama da história da arte da cerâmica portuguesa.
A mostra apresenta exemplares que retratam as encomendas feitas pela igreja, pela nobreza, pelo público e por novos clientes, até chegar a atualidade com a produção de artistas contemporâneos. Em frontais de altares, cruzes e outros registros religiosos, é possível observar a padronagem dessas cerâmicas incorporadas na arquitetura de Portugal.
A utilização destes revestimentos no país ibérico data do início do século16, com a utilização de azulejos de matriz islâmica, fabricados em Sevilha, na Espanha. Desde então, o material tem sido utilizado ininterruptamente, em uma renovação permanente de gostos e estéticas, ilustrada na mostra por trabalhos de artistas contemporâneos.
A azulejaria portuguesa se desenvolveu por meio de duas vias principais: a figuração e a padronagem, sendo a primeira subdividida em representações religiosas e profanas. A padronagem podia intercalar pequenos paineis figurativos, com representações de santos e cenas narrativas religiosas. O costume de revestir os altares com frontais em azulejos, substituindo tecidos, teve origem na Espanha e se estendeu a Portugal.
No início do século 17, começaram a ser produzidos em Lisboa frontais de altares de inspiração oriental, uma transposição cerâmica das chitas ou pintados, tecidos estampados indianos. Uma das tipologias mais inovadoras no século 18 foram os paineis devocionais com representações da Virgem e dos Santos, aplicados em fachadas de prédios para proteger as construções e as famílias.
Hoje, o azulejo ainda é suporte do pensamento artístico moderno em Portugal, onde arquitetos e artistas criaram numerosos padrões e composições figuradas.
Serviço
O Olhar do Pintor Joaquín Sorolla. Até 28 de fevereiro. Figuras e Padrões A Encomenda do Azulejo em Portugal, do Século 16 à Atualidade. Até 11 de abril. Museu Oscar Niemeyer MON (R. Mal. Hermes, 999, (41) 3350-4400. De terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas. R$ 4 (adultos), R$ 2 (estudantes) e livre (crianças até 12 anos, maiores de 60 e escolas públicas pré-agendadas).



