Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Maratona cultural

Banco do Brasil viabiliza espetáculos em Curitiba

Cleyde Yáconis e Patrícia Gasppar, em O Caminho para Meca | Divulgação
Cleyde Yáconis e Patrícia Gasppar, em O Caminho para Meca (Foto: Divulgação)

A partir da próxima quinta-feira (22), até 1.º de novembro, Cu­­ri­­tiba será contemplada com uma variada programação cultural, de reconhecida qualidade, com preços abaixo da média. É o Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante, anteriormente chamado de Circuito Cultural Banco do Brasil, que terá a sua programação em cartaz nas dependências do Teatro Guaíra.

O gerente de programação do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro, Danon Lacerda, afirma que o projeto, mesmo com novo nome, segue com os objetivos do antigo Circuito Cultural, que já passou diversas vezes por Curitiba: democratizar a arte, viabilizando à população espetáculos que, de outra maneira (sem o apoio do projeto), dificilmente seriam exibidos na cidade.

Um exemplo do que Lacerda fala é o projeto Vozes de Mestres, uma força-tarefa que liga artistas de vários estados brasileiros e se desdobra em vários espetáculos. No dia 28, a cantora Elba Ra­­ma­­lho apresenta-se no palco do Guairão, mas antes da cantora paraíbana o público terá a oportunidade de conferir o grupo (pouco conhecido) Meninas de Sinhá. "O projeto une um artista consagrado e outro com menos repercussão junto ao grande público", explica Lacerda.

Vozes de Mestres, que foi selecionado pelo CCBB por meio de inscrição na internet, em meio a muitas outras iniciativas, também inclui uma performance do grupo curitibano Mundaréu, que sobe ao palco do Guairinha já na próxima quinta-feira (22). O projeto conta com uma mesa-redonda, reunindo, dia 27, o pernambucano Ariano Suassuna e mestres do fandango paranaense, como Martinho dos Santos e Leonildo Pereira, no palco do Guairinha, e ainda algumas apresentações do Balé do Teatro Guaíra em pleno Miniauditório.

"A curadoria privilegia espetáculos que ainda não foram apresentados na cidade. Vozes de Mestres é um exemplo. Mas o CCBB Itinerante tem outras atrações instigantes", diz Lacerda.

Além desse projeto, duas peças de teatro ganham destaque na programação: Toda Nu­­dez Será Castigada, texto de Nel­­son Rodrigues, em montagem do renomado grupo Ar­­ma­­zém, originário de Londrina e hoje sediado no Rio e O Caminho para Meca, com Cleyde Yáconis, irmã de Cacilda Becker, uma das principais atrizes brasileiras em atividade.

O Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante, versão Curitiba, inclui ainda exposições, mostra de filmes e cursos. Toda a programação está disponível no site www.bb.com.br/cultura. Os ingressos, já estão à venda na bilheteria do Teatro Guaíra, custam R$ 15 e R$ 7,50 (meia). Há espetáculos que têm entrada franca. Mais informações (41) 3304-7999.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.