• Carregando...
Bárbara Paz: atriz comemora estreia em novela da Rede Globo em papel de impacto no horário nobre | Marcos Lopes/Divulgação
Bárbara Paz: atriz comemora estreia em novela da Rede Globo em papel de impacto no horário nobre| Foto: Marcos Lopes/Divulgação

O flagelo de Renata, a garota que sofre de anorexia alcoólica na novela Viver a Vida, é embalado em cena pela música "Migalhas", da cantora Simone. Mas são de outra voz as canções que inspiraram a atriz Bárbara Paz a desenvolver sua personagem: a de Amy Winehouse, a musa britânica do hit 'Rehab', sobre clínicas de reabilitação, famosa pelos escândalos com drogas e internações.

"Adoro as músicas da Amy. Elas foram minha referência para compor a Renata", explica a atriz. "O figurino, o cabelo e a maquiagem acabam lembrando a Amy também, mas não é proposital. As meninas que sofrem dessa doença se vestem mesmo com uma pegada rock", completa Bárbara, que, para se aproximar do drama exigido pelo papel, visitou grupos de apoio às vítimas de ebriorexia – distúrbio alimentar no qual o paciente, geralmente mulheres jovens, trocam comida por doses de álcool.

"Em todos os casos que acompanhei, nenhuma das meninas tem consciência da doença. Todas se divertem, bebem em excesso e não comem. Ficam agressivas e não admitem o problema", analisa Bárbara, cuja personagem passa exatamente por esse estágio. "Elas são pessoas normais, mas com uma fraqueza evidente e os olhos tristes".

Magérrima, a atriz perdeu quatro quilos e segue uma dieta disciplinada para garantir realismo na trama do autor Manoel Carlos. "Provavelmente terei que emagrecer mais, conforme a saúde da Renata for piorando. Tenho me alimentado bem, mas sem frituras ou doces. Bebo muita água e nada de bebida alcoólica", revela.

O momento mais forte da personagem até agora foi o capítulo que a mostrou cheia de hematomas após ser pisoteada em uma festa no auge da bebedeira. Mas Bárbara adianta que Renata chegará mesmo ao fundo do poço quando for deixada pelo namorado, o médico Miguel (Mateus Solano).

"Ela vai se afundar cada vez mais na doença", conta. "A novela tem um grande dever social. Espero que o mal da Renata sirva de alerta para muitas jovens".

Casa dos artistas Estreante em novelas da Rede Globo, a atriz de 34 anos é veterana no teatro. Suas performances em mais de 15 montagens – incluindo textos de Oscar Wilde, Nelson Rodrigues e Yukio Mishima – arrancaram elogios dos mestres Paulo Autran e Bibi Ferreira.

Mas foi em um reality show que esta gaúcha de Campo Bom ficou conhecida pelo grande público. Há oito anos, Bárbara venceu a "Casa dos artistas", que foi ao ar pelo SBT.

"Foi um momento único na minha vida", avalia a atriz, que na época faturou o prêmio de R$ 300 mil na final contra o roqueiro Supla. "Tudo acontece como tem que acontecer. Agradeço por tudo o que vivi", diz ela, sem arrependimentos.

Como é próprio dos realities, Bárbara teve sua história escancarada em rede nacional ao longo dos dois meses de "Casa dos artistas". O público ficou sabendo, por exemplo, que a atriz perdeu o pai na infância e, na adolescência, sofreu um acidente de carro que lhe deixou cicatrizes profundas no rosto.

"Tenho o maior orgulho da minha história, ela que me trouxe aqui hoje. Mas não quero falar da minha vida pessoal", diz ela, que namora o cineasta Hector Babenco. "Não quero ficar falando que sou órfã, afinal já deixei de ser faz tempo. Há 17 anos São Paulo me embalou, não me deixou sozinha nenhum instante. Sempre tive trabalho e amigos".

Por causa das gravações da novela, Bárbara deixou a capital paulista rumo ao Rio. Provisoriamente, mora em um hotel na Barra da Tijuca. "Agora é a vez do Rio. Estou preparada para fazer uma nova família aqui".

No entanto, ao que tudo indica, deve voltar em breve para a cidade que a acolheu. Após "Viver a Vida", a atriz vai protagonizar no teatro a peça "Hell", adaptação do livro da francesa Lolita Pille, assinada pela escritora Fernanda Young.

A história fala sobre o estilo de vida de uma jovem parisiense rica que preenche seu tempo abusando das drogas, frequentando boates da moda e gastando o dinheiro dos pais em roupas de grife. Enfim, mais uma mocinha-problema para a coleção de Bárbara Paz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]