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Uma loiraça de 50 anos deve roubar a cena das top models que desfilarão na semana de moda de Nova York, que começa na próxima sexta-feira (13). Para homenagear as cinco décadas da Barbie, 50 estilistas badalados criaram modelitos exclusivos para a boneca, que serão mostrados na passarela do evento no sábado (14).

Entre os criadores, estão as grifes Marchesa, preferida das atrizes que costumam passar pelo tapete vermelho, como Penélope Cruz e Anne Hathaway, a inventora da saia-envelope, Diane von Furstenberg, e a especialista em vestidos de noiva, Vera Wang. Um designer brasileiro também está na lista: Amir Slama. O estilista da marca de moda-praia Rosa Chá deve apresentar um maiô exclusivo para a boneca.

O fato de estar chegando aos 50 – a data oficial do aniversário da boneca é dia 9 de março – parece não ser importante para a indústria da moda, que idolatra a juventude. Sendo feita de plástico, Barbie consegue se livrar do constrangimento de um Botox.

"Barbie faz 50 anos e todos se perguntam: qual o próximo capítulo?", desafia Richard Dickson, empresário da marca Mattel, fabricante da boneca.

A gatinha Hello Kitty terá sua própria festa na semana de moda, mas não há duvida quanto quem é a mais querida pelas meninas atualmente. Barbie está em alta.

Em 2008, a boneca venceu na Justiça o processo contra sua concorrente Bratz, espécie de "Barbie descolada" e cabeçuda. A Mattel alegava que o produto teria surgido enquanto seu criador ainda era funcionário da empresa.

Referência fashion

"A maioria dos designers tem alguma ligação com a Barbie. Ela é um ícone americano e há interesse em ter o nome de sua marca associado ao da boneca", diz o estilista Carmen Marc Valvo.

Valvo diz que nunca teve sua própria Barbie, mas conta que a irmã colecionava o brinquedo quando criança. Ele criou um modelo tomara-que-caia para a boneca, que na passarela será combinado com um sapato Christian Louboutin rosa.

Tommy Hilfiger, que criou um microvestido branco de paetês, vê a boneca como uma tradução da cultura pop americana traduzida para outros países. A Barbie faz parte da infância de meninas de países distantes como a Coréia, a Índia e o Quênia, onde veste trajes típicos.

Após a apresentação dos novos modelos de roupas da Barbie haverá o lançamento de um espaço exclusivo da boneca na loja Bloomingdale's, em Manhattan.

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