• Carregando...
A atriz Juliette Binoche estrela Nobody Wants the Night, drama que abre o evento, amanhã | Divulgação
A atriz Juliette Binoche estrela Nobody Wants the Night, drama que abre o evento, amanhã| Foto: Divulgação
  • Walter Salles concorre com um documentário sobre Jia Zhang-Ke

Nobody Wants the Night, da espanhola Isabel Coixet, dá partida amanhã à 65ª edição do Festival de Berlim, na Alemanha. O filme, estrelado por Juliette Binoche e ambientado em 1908 no isolamento ártico da Groenlândia, segue mulheres corajosas e homens ambiciosos que apostam tudo em nome do amor e da glória.

Embora ausente da competição oficial de longas-metragens, o Brasil terá uma significativa presença nesta edição. O carioca/mato-grossense do sul Joel Pizzini concorre ao Urso de Ouro na mostra de curtas-metragens com Mar de Fogo, um filme-ensaio que recria as pulsões inventivas de Mário Peixoto, autor de Limite (1930).

Outros quatro títulos brasileiros foram selecionados para a Panorama, a paralela mais prestigiada do festival: Sangue Azul, de Lírio Ferreira, que irá abrir a mostra; Ausência, de Chico Teixeira; e Que Horas ela Volta?, de Anna Muylaert.

Na Panorama Documenta, o diretor Walter Salles – vencedor do Urso de Ouro com Central do Brasil em 1998 – apresentará Jia Zhang-Ke, um Homem de Fenyang.

"Estar de volta a Berlim com um documentário sobre o cineasta extraordinário que é Zhang-ke é uma honra. É como se um círculo se fechasse", afirma Salles em comunicado divulgado à imprensa. O Brasil está presente ainda na Mostra Fórum com dois filmes: Brasil S/A, do pernambucano Marcelo Pedroso; e Beira-Mar, dos gaúchos Filipe Matzembacher e Marcio Reolo.

Mostra Oficial

Foram selecionados 23 filmes, 19 concorrentes ao Urso de Ouro e quatro que serão exibidos fora de competição. Além do filme de abertura, entre os destaques estão: Knight of Cups, do americano Terrence Malick (EUA); Eisenstein in Guanajuato, do inglês Peter Greenaway; Taxi, do iraniano Jafar Panahi; Journal d'une Femme de Chambre, do francês Benoit Jacquot; Aferim!, do romeno Radu Jude; e Queen of the Desert, de Werner Herzog, estrelado por Nicole Kidman e Robert Pattinson.

Ixcanul Volcano, de Jayro Bustamante (Guatemala), é aguardado com curiosidade, já que é a primeira vez que o país participa da competição. Os latinos estão representados ainda por dois filmes chilenos: El Botón de Nácar, de Patricio Guzmán e El Club, de Pablo Larrain. Entre os títulos fora de competição, destacam-se Cinderela, de Kenneth Branagh e Every Thing Will be Fine, de Wim Wenders. A cerimônia de premiação acontecerá em 14 de fevereiro. O evento encerrará com uma sessão do filme vencedor do Urso de Ouro, cujo júri é presidido pelo cineasta norte-americano Darren Aronofsky (de Cisne Negro).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]