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Quando o verão de Hollywood chegar ao fim, dentro de duas semanas, a expectativa é de que a receita das bilheterias terá subido 7% em relação a 2005, tranquilizando os chefes dos estúdios que, no ano passado, temeram que o público norte-americano estivesse abandonando as salas de cinema.

Lideradas pelo blockbuster "Piratas do Caribe - O Baú da Morte", as vendas de ingressos nos EUA e no Canadá devem chegar a quase 3,9 bilhões de dólares para a temporada alta dos estúdios, que se estende por 18 semanas entre o início de maio e o final de agosto, segundo a Exhibitor Relations Co., que rastreia as cifras da indústria cinematográfica norte-americana.

A receita com ingressos vendidos no verão de 2005 foi de US$ 3,6 bilhões, 8,5% menos do recorde do verão de 2004, de US$ 3,9 bilhões, e a pior cifra dos quatro anos anteriores.

O número de ingressos vendidos no verão deste ano é estimado em pouco mais de 582 milhões, quase 4% mais do que os 564 milhões vendidos no verão passado, cifra que representara uma queda de 11% em relação a 2004.

As cifras mais baixas do ano passado levaram os chefes dos grandes estúdios de Hollywood a temer que o interesse dos fãs pelo cinema estivesse sendo prejudicado pelos videogames, a internet e os DVDs.

Era um problema enorme, porque os filmes do verão, voltados ao público jovem, compõem até 40 por cento das vendas anuais de ingressos na América do Norte.

Mark Zoradi, presidente do grupo Walt Disney, disse:- A coisa começa com o próprio cinema criativo. Acho que foi isso o que fez a diferença para nós e para todo o setor. Hollywood fez filmes que levaram as pessoas a querer sair de casa e gastar seu dinheiro arduamente ganho para ir ao cinema.

A Disney e "Piratas do Caribe" (veja trailer) foram grandes vencedores nas bilheterias. "Piratas", comédia repleta de efeitos especiais estrelada por Johnny Depp, arrecadou mais de US$ 400 milhões nos EUA e Canadá.

A Disney também acertou a mão com o desenho animado da Pixar "Carros" (veja trailer), que arrecadou US$ 240 milhões de dólares, tornando-se o segundo maior filme na América do Norte, e com o filme recente sobre dança "Step Up", que já arrecadou US$ 40 milhões e continua a vender ingressos.

A Twentieth Century Fox ocupará o 3º lugar nas bilheterias norte-americanas com "X-Men 3 - O confronto final" (veja trailer) (US$ 234 milhões) e com a maior surpresa da temporada: "O Diabo Veste Prada", que já vendeu US$ 118 milhões em ingressos e ocupa a 9ª posição na lista.

A Sony Pictures também teve uma temporada boa, sendo dela o filme número 4 na lista, "O código Da Vinci" (veja trailer)(US$ 217 milhões) e a comédia com Adam Sandler "Click" (veja trailer) (US$ 135 milhões).

A Warner Bros. parece ter saído perdendo, tendo produzido os fracassos caros "Poseidon" (veja trailer), "A Dama na Água" e o desenho animado "Jonas - Um intruso no formigueiro". Mas, para contrapor-se a isso, "Superman - O retorno" ocupa a 5ª posição na lista, tendo acumulado US$ 194 milhões quando ainda está em cartaz.

Os críticos gostaram de "Superman" (veja trailer), mas o filme não satisfez as expectativas de bilheteria, que chegavam a US$ 250 milhões. O mesmo aconteceu com "Missão: Impossível 3" (veja trailer), o número 8 da lista, que foi visto como filme que renderia US$ 200 milhões, mas terminou com apenas US$ 133 milhões.

Em contrapartida, os críticos detestaram "O código da Vinci", mas o filme apresentou vendas que satisfizeram ou superaram muitas das previsões.

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