• Carregando...
Virginia Woolf: autora de Mrs. Dalloway | Divulgação
Virginia Woolf: autora de Mrs. Dalloway| Foto: Divulgação

Ninguém pode acusar Paul Strathern de ser leviano. Criador de uma série de pequenas biografias que trata de filósofos, cientistas e, agora, escritores, seu objetivo está estampado na capa dos livrinhos e dá nome à coleção: Em 90 Minutos.

Cada volume vem no formato de bolso, custa R$ 12 e tem, em média, cem páginas. E pode ser lido em cerca de uma hora e meia. O leitor calejado torcerá o nariz: se o sujeito se propõe a falar da vida e da obra de Virginia Woolf (1882-1941), por exemplo, em um número pequeno de páginas, é certo que o resultado não será bom.

O fato é que os livrinhos funcionam bem como ponto de partida para se conhecer os autores e suas obras. Embora não sejam profundos – por motivos óbvios –, eles oferecem retratos corretos e atraentes, trazem informações úteis sobre as principais obras, procuram contextualizar os livros na história da literatura e explicam a importância do biografado e do seu trabalho.

Cada um dos títulos é dividido em "Introdução" (que conta a biografia do escritor num texto muito breve), "Vida e obra" (que desdobra a introdução) e "Posfácio" (o arremate). Inclui também as principais obras em português, uma cronologia da vida do autor em questão, uma lista de livros sugeridos e um índice remissivo.

Embora Strathern viaje em algumas passagens – como quando descreve Franz Kafka (1883-1924), o autor de A Metamorfose, como "um jovem moreno e bonito", seu trabalho de pesquisa parece cuidadoso. Ainda no livro sobre Kafka, ele usa os romances do au­­tor, mais os diários e memórias, como principais fontes.

Citando trechos de Carta ao Pai, Strathern explica como a relação de Kafka com o pai era complicada e usa várias páginas para falar da amizade do escritor com Max Brod, o homem que cuidou do le­­gado de Kafka e o apresentou à posteridade.

No volume sobre a Virginia Woolf, autora de Mrs. Dalloway, o método é semelhante e usa informações do diário da escritora e da biografia escrita pelo sobrinho dela, Quentin Bell.

Além de Kafka e Woolf, a primeira leva de títulos tem também Gabriel García Márquez e Jorge Luis Borges. Em ordem alfabética, os próximos títulos da série serão dedicados a Samuel Beckett, Fio­dor Dostoiévski, Ernest He­­ming­way, James Joyce, D.H. Law­rence, Vladimir Nabokov, Edgar Allan Poe e Liev Tolstoi.

Serviço:

Escritores em 90 Minutos, de Paul Strathern. Zahar, 100 págs. em média, R$ 12 cada volume.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]