• Carregando...
Julia Pierri viaja pela primeira vez a Gramado, onde pretende fazer amizade com os outros leitores que integrarão o júri popular | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Julia Pierri viaja pela primeira vez a Gramado, onde pretende fazer amizade com os outros leitores que integrarão o júri popular| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

"Achei que poderia ganhar." A frase define bem a personalidade decidida da estudante de cinema Julia Pierri, redatora publicitária e blogueira curitibana de 29 anos, vencedora do concurso que leva um leitor da Gazeta do Povo para ser júri popular do 37º Festival de Cinema de Gramado, de 9 a 15 de agosto, na cidade gaúcha.

O texto de Julia sobre o documentário Jogo de Cena, do diretor Eduardo Coutinho, foi selecionado dentre 30 análises de filmes que chegaram à redação do jornal até o dia 30 de julho. Para participar, era necessário morar em Curitiba ou Região Metropolitana, e enviar resenhas sobre o filme de Coutinho; Meu Nome Não É Johnny, de Mauro Lima; ou Ensaio sobre a Cegueira, de Fernando Meirelles.

"Sempre gostei muito dos filmes de Coutinho. Aliás, ele é unanimidade", diz a estudante do terceiro ano do curso de cinema da Escola Superior Sul-Americana de Cinema e TV do Paraná (Cinetvpr).

A produção de documentários faz parte dos projetos futuros de Julia, estimulada por uma onda de filmes com "uma linguagem nova, menos formal". Autora do curta Impermanência (disponível no YouTube), que codirigiu em 2007 com o amigo Gustavo Saldanha, ela se prepara para fazer, no início de 2010, um documentário sobre o grupo de astrólogos Nadi, na Índia, que há séculos transmite o ofício de pai para filho. "Será uma jornada pessoal, vou me usar como referência para tratar o assunto", diz.

De família

A temática e as viagens que faz anualmente à Índia, levando visitantes para "conhecer o país, meditar e crescer espiritualmente", são influências da mãe, astróloga. Do pai, um arquiteto que organizava sessões de filmes clássicos para os amigos, herdou o gosto pela sétima arte. "Desde criança, convivo com filmes e livros sobre cinema", conta.

Ex-estudante de jornalismo da Universidade Tuiuti do Paraná, a autora do blog Kiss Kiss Bang Bang (www.kkbangbang.blogspot.com) deseja, cada vez mais, escrever críticas de cinema e roteiros de filmes "de consciência".

"Estou interessada em uma produção ativista, que ofereça propostas que iluminem este momento complicado em que vivemos", diz. Ela cita como exemplos os filmes exibidos em festivais que relacionam o cinema aos direitos humanos, ao meio ambiente e até ao vegetarianismo.

Esta será a primeira vez que Julia participará do Festival de Gramado. Ela está ansiosa para pôr mãos à obra com a equipe do júri popular, formada por leitores de outros jornais brasileiros. "Também vou encontrar alguns colegas da faculdade que participam de curtas selecionados pelo 16º Festival Gramado Cine Vídeo" (que acontece de 3 a 15 de agosto, paralelamente ao Festival de Cinema da cidade gaúcha), diz. O resultado desta imersão você poderá conferir no seu blog.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]