• Carregando...
Joyce, autor de Ulisses: romance dividiu a história da literatura em “antes” e “depois” | Divulgação
Joyce, autor de Ulisses: romance dividiu a história da literatura em “antes” e “depois”| Foto: Divulgação

Uma série de eventos gratuitos marca hoje o Bloomsday, um dos dias mais simbólicos da literatura por ser aquele em que se passa o romance Ulisses, de James Joyce (1882-1941).

Na Universidade Federal do Paraná (R. Dr. Faivre, 405), a partir da 14 horas, acontecem apresentações musicais de árias mencionadas no episódio "Sereias" do livro, com flauta (Ana Carolina Torquato), violino (Beatriz Santana) e harmônio (Caetano W. Galindo), e de música irlandesa, com a banda Dublês de Dublin (Ivan Justen Santana e William Crosué Teca).

Na sequência, alunos do curso de Letras fazem leituras de trechos do Ulisses. Na ocasião, serão impressas e distribuídas xilogravuras inspiradas no romance. A programação se concentra no anfiteatro 1.100 do prédio D. Pedro I e termina com Santana palestrando sobre o episódio "Cila e Caríbdis".

Polivalente, Santana vai ao Centro Paranaense Feminino de Cultura (R. Visconde do Rio Branco, 1.717), às 15 horas, para fazer palestra sobre "Ulisses e a Experiên­cia da Leitura", ao lado de William Crosué Teca. Os dois realizam pocket-show em seguida. Mais tarde, às 19h30, a dupla repete a proeza na Livrarias Curitiba do Shopping Palladium.

"Bloomsday – Leitura e Debates de Ulisses" é o evento que Ildefonso Mello e Rafael Walter realizam na Biblioteca Pública do Paraná (R. Cândido Lopes, 133), (41) 3221-4900, às 18 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]