• Carregando...

Do jazz às danças tradicionais gaúchas. As marionetes do bonequeiro Manoel Kobachuk incorporam cantores e dançarinos que dão vida às mais variadas manifestações musicais do Brasil no palco do Fórum Fnac, hoje, às 19 horas (Park Shopping Barigüi. R. Prof. Viriato Parigot de Souza, 600). A performance comemora o lançamento do livro Vida de Boneco (Imagem Sul Editora, 212 págs., R$90), que reúne imagens de grupos de teatro de bonecos de todas as regiões do Brasil realizadas pelos fotógrafos Sérgio Vieira, Liz Wood, Ed Viggiani e Cayo Vieira.

O show de bonecos é uma composição feita especialmente para o lançamento do livro a partir de quadros que Kobachuk retirou de seu espetáculo Música Maestra. O artista conta com a ajuda de outros dois manipuladores, Roberto Adonias e Bernardo Kobachuk, para animar 15 marionetes de fios. Os bonecos são sambistas, gaiteiros e prendas gaúchas, jazzistas tupiniquins (que interpretam músicas do compositor paraibano Sivuca), entre outros personagens. Um dos quadros extrapola os limites brasileiros e apresenta o jazz tradicional de Louis Armstrong e sua Big Band.

Após o espetáculo, Manoel Kobachuk estará a disposição do público interessado em saber mais sobre teatro de bonecos.

Passeio visual

O fotógrafo Sergio Vieira encantou-se com a arte bonequeira em 2002 e teve a idéia de percorrer o país registrando o trabalho de grupos de teatro de bonecos. Em janeiro deste ano, ele convidou os colegas Liz Wood e Ed Viggiani para acompanhá-lo na empreitada, que durou cinco meses. O fotógrafo Cayo Vieira registrou grupos de Curitiba, entre eles o Teatro de Bonecos Dr. Botica e a Companhia de Teatro Filhos da Lua, fundada por Renato Perré. O resultado é o livro Vida de Boneco, uma edição luxuosa e colorida, que pincela as principais manifestações do teatro de bonecos no Brasil.

"O livro retrata a realidade do teatro de bonecos no Brasil", diz Manoel Kobachuk, que supervisionou o trabalho dos fotógrafos. "Ele apontou alguns grupos, mas disse que, no meio do caminho, encontraríamos muita coisa interessante. Foi justamente o que aconteceu", conta a fotógrafa Liz Wood. Ela explica que o livro não tem a pretensão de catalogar os grupos de teatro no Brasil, mas proporcionar ao leitor um "passeio visual" por essa manifestação artística.

Serviço: Apresentação de show musical de marionetes de Manoel Kobachuk e lançamento do livro Vida de Boneco (Imagem Sul Editora, 212 págs., R$ 90), de Sérgio Vieira. Dia 19, às 19 horas, no Fórum Fnac (Park Shopping Barigüi. R. Prof. Viriato Parigot de Souza, 600), (41) 2141-2035. Entrada franca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]