• Carregando...
Milton Hatoum comanda a primeira oficina do ano da BPP | Divulgação
Milton Hatoum comanda a primeira oficina do ano da BPP| Foto: Divulgação

A Divisão de Difusão Cultural da Biblioteca Pública do Paraná (BPP) divulgou nesta semana a programação cultural para 2012. Além de dar sequência a projetos bem-sucedidos em 2011, outros eventos surgem para ampliar a grade já existente.

Além da literatura, a música agora também fará parte da rotina dos frequentadores do prédio na Cândido Lopes. O projeto Música na Biblioteca promove apresentações musicais aos sábados pela manhã com artistas locais. "A ideia é fazer algo bem informal, no saguão de entrada da biblioteca, com apresentações de MPB, jazz e tango", explica o diretor da BPP e editor do jornal Rascunho, Rogério Pereira. Para ele, a música tem um papel fundamental na formação de plateia da cidade.

Ampliando a programação infantojuvenil, que compreende os eventos Aventuras Literárias, Hora do Conto e Aventuras Teatrais, o evento mensal Aventuras Musicais trará músicos de todo o Brasil para shows especialmente destinados a crianças. "Fizemos uma experiência nos 155 anos da BPP com um show infantil da [banda curitibana] Maxixe Machine que deu muito certo. A partir daí, resolvemos ampliar a programação", conta Pereira.

Os eventos promovidos no ano passado continuam. A releitura da iniciativa Um Escritor na Biblioteca, que ocorria nos anos 80, retorna este ano com o autor Fernando Morais, no próximo dia 27, e as oficinas de criação literária se estendem para outros gêneros, como crítica literária, roteiro de cinema e texto dramático. A primeira, com o escritor Milton Hatoum, de romance, ocorre no final deste mês. Além disso, uma oficina própria para ilustração trará nomes expressivos da linguagem como André Dahmer, Allan Sieber, Benett e Ricardo Humberto – os dois últimos já haviam feito um módulo de ilustração no ano passado.

A programação extensa, de acordo com o diretor, visa a retomar o espaço da biblioteca como centro cultural. "A biblioteca não é só um espaço para empréstimos de livro. Queremos fazer dela um espaço de convivência, onde as pessoas troquem ideias, aprendam e vivam experiências culturais gratificantes", acredita.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]