• Carregando...
O centenário do Poetinha está sendo lembrado em todo o país | Reprodução
O centenário do Poetinha está sendo lembrado em todo o país| Foto: Reprodução

Serviço

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Biblioteca Pública do Paraná (R. Cândido Lopes, 133 – Centro), (41) 3221-4974. De hoje até 29 de outubro. Entrada franca.

Para comemorar a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que acontece entre 23 e 30 de outubro, a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) promove, a partir de hoje, uma série de atividades em Curitiba, Paranaguá e Ponta Grossa. Palestras, oficinas, shows e bate-papo com escritores integram a programação, que homenageará o centenário de nascimento do poeta Vinicius de Moraes

A semana inicia com a hora do conto no hall da BPP, às 11 e às 15 horas, e com uma apresentação do coral juvenil da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), às 17 horas. Na sequência, às 18 horas, Jô Nunes canta sambas de Vinicius. A abertura oficial da semana será às 19 horas, com a palestra "A Biblioteca pode resolver os problemas da minha vida? Possibilidades e perspectivas", com Cristian Santos, bibliotecário da Câmara dos Deputados, no auditório do 2.º andar.

Resgate

Na sexta-feira, 25, a jornalista Dinah Pinheiro Ribas apresenta, às 19 horas, seu livro A Viagem de Efigênia Rolim nas Asas do Peixe Voador, no auditório da BPP. A obra resgata a trajetória da artista popular Efigênia Rolim, conhecida como a "Rainha do Papel de Bala", por utilizar material reciclado como suporte para suas esculturas. A autora e a artista participarão de um bate-papo com o público, mediado pela professora e escritora Michele Czaikoski. A entrada para os eventos é franca.

BPP

Confira a programação em Curitiba:

Hoje

11 horas – Hora do Conto (hall térreo).

15 horas – Hora do Conto (hall térreo).

17 horas – Coral Juvenil da Embap (hall térreo).

18 horas – Música na Biblioteca – Show Sambas de Vinicius de Moraes, com Jô Nunes (hall térreo).

19 horas – Abertura Oficial da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Palestra "A Biblioteca pode resolver os problemas da minha vida? Possibilidades e perspectivas" , com Cristian Santos (auditório – 2º andar).

Amanhã

11 horas – Hora do Conto (hall térreo).

15 horas – Hora do Conto (hall térreo).

15h30 – Exibição de Orfeu Negro, de Marcel Camus, adaptação de peça teatral de Vinicius de Moraes. Apresentação de Fernando Severo, diretor do Museu da Imagem e do Som Paraná (auditório – 2º andar).

18 horas – Música na Biblioteca – Show 100 Anos de Vinicius de Moraes: Poemas e Canções, com Quarteto de Efeitos (hall térreo).

Sexta-feira, 25

11 horas – Hora do Conto (hall de entrada).

15 horas – Hora do Conto (hall de entrada).

18 horas – Música na Biblioteca – Show Amores d’Outrora e do Porvir: Música Barroca e Contemporânea, com Trio fff e Cintia de los Santos (hall de entrada).

19 horas – Lançamento do livro Efigênia Rolim nas Asas do Peixe Voador, de Dinah Pinheiro Ribas, e bate-papo com a autora e a artista (auditório – 2º andar).

Sábado, 26

10h30 – Coral Infantojuvenil da BPP canta Vinicius (hall de entrada).

11 horas – Hora do Conto (hall de entrada).

Segunda-feira, 28

11 horas – Hora do Conto (hall de entrada).

15 horas – Hora do Conto (hall de entrada).

18 horas – Música na Biblioteca – Show Afrosambas de Vinicius de Moraes e Baden Powell, com Cida Airam e grupo (hall de entrada).

19 horas – Lançamento dos livros Abençoado e Danado do Samba e Fragosas Brenhas do Mataréu, do escritor Ricardo Azevedo, e bate-papo com o autor (auditório – 2º andar).

Terça-feira, 29

9h30 – Palestra "Literatura, escola e sistema cultural dominante", com o escritor Ricardo Azevedo (auditório – 2º andar).

18 horas – Música na Biblioteca – Show Tributo a Vinicius, com Ana Cascardo (hall de entrada).

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]